Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 15/02/2008 às 08h59

Atividade de Dispersão no PSF São Cristóvão

  Foi realizado na manhã de quinta-feira no Posto de Saúde do Bairro São Cristóvão uma importante reunião promovida pelas Agentes do Programa de Saúde da Família para as participantes da Caminhada da Maior Idade daquela localidade.

  Do PSF participaram as ACS Simone Dias Araújo Moraes (apresentadora), Maria Fernandes Damião, Magna Lemes da Silva, Eduardo Vardiero Ribeiro, Mayrla Paula de Oliveira, Luciana Maria de Souza e a auxiliar de enfermagem Aparecida Nunes da Silva.

  Foi mostrado um cartaz com os problemas, causas e conseqüência de várias doenças. 1)Problemas: Diabetes Descompensada; 2)Descontrole de Hipertensão; 3) Má alimentação; 4) Falta de higiene:

    Com relação ás causas: Diabetes Descompensada (Falta de dieta adequada, Analfabetismo e Dificuldade de aceitar a doença); Descontrole da Hipertensão (Falta de atividade física); Má Alimentação (Baixo poder aquisitivo, Comodismo e Falta de informação); Falta de Higiene (Hábitos adquiridos e Falta de esclarecimento).

  Com relação ás conseqüências: Perda de membros, cegueira, coma e uso de insulina (Diabete); Infarto, Acidente Vascular Cerebral e Óbito (Hipertensão); Obesidade, Doenças oportunas e desnutrição (Má alimentação); Doenças, discriminações e pragas (Falta de higiene).

  As agentes estão participando do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, promovido pela Secretaria de Saúde de Muriaé e esta apresentação faz parte da Atividade de Dispersão.

Autor: Waltecy Garcia

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS