Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 09/02/2008 às 07h44

Curvas de Nível ajudam a preservar estradas

Fazenda Santa Luzia,de Carlos de Paula Andrade

  As melhorias das estradas rurais, com a construção de bueiros e pontes nos distritos, têm sido uma das grandes metas da Administração 2005-2008, no intuito de facilitar a vida do homem do campo, garantir a segurança no transporte escolar e agilizar o escoamento da produção agropecuária.

  Para melhorar as condições das estradas da região, a Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, tem trabalhado em parceria com a AMERP, que disponibiliza seu trator de esteira ao produtor rural por um preço subsidiado, no valor de 50% daquele cobrado pelo mercado.

  Além da terraplanagem da construção de tulhas, açudes, estradas e corte de saibro, um dos serviços mais importantes é o de construção de curvas de nível nas propriedades. Trata-se de um sistema de cultivo utilizado em solos de baixa declividade, seguindo as cotas altimétricas da região em questão.

  As curvas ajudam a reter os elementos vivos do solo, permitindo a intensificação da produção e garantindo maior segurança nas vias de acesso, como explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Ofeni: “A grande vantagem deste trabalho é que a água que cai na propriedade fica na propriedade; ela não escorre para a estrada com o barro e muito menos vai para o rio, para assoreá-lo. O produtor consegue segurar essa água que, ao infiltrar na pastagem, ajuda a melhorá-la, reabastecendo os lençóis de água. Com isso, no período da seca, a propriedade tem uma vazão regular da sua nascente. Além disso, é possível diminuir os gastos do poder público com a conservação de estradas, já que, quando a água escorre e desce pelos barrancos, forma-se um barro, que cai na estrada e dificulta o transporte e escoamento da produção”.

  Ofeni esclarece, ainda, o que pode ser uma das causas do problema do escoamento excessivo de água e barro em muitas propriedades: “Com o plantio do braquiária, houve uma mudança no quadro da nossa região. O braquiária é um capim muito bom, com grande capacidade e suporte, mas tem a desvantagem de, ao ser mal manejado, não permitir a infiltração da água na terra. Com isso, no período da chuva, há um escoamento rápido da água e esse escoamento carrega o material até as estradas. Isso vem causando muita erosão e barro nas estradas, desbarrancamento e valetas. Uma das soluções mais seguras e rápidas é a construção de curvas de nível nessas regiões onde o solo não tem estrutura muito firme, para que essa água não caia na estrada.

  Várias estradas vicinais estão recebendo este tipo de serviço e, em muitas localidades, segundo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o problema já foi solucionado.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS