Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 16/11/2007 às 06h43

Puff recebe Prêmio Excelência Empresarial

  Na noite da última terça-feira (13), a Confecção Puff recebeu, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, o Prêmio Excelência Empresarial 2007, concedido pelo SEBRAE-MG e Grupo Gerdau, em reconhecimento ao seu compromisso com a qualidade dos produtos e serviços ao consumidor, com o aprimoramento das relações e de seus diversos públicos e com o desenvolvimento sustentável.

  Nesta 11ª edição, a premiação foi entregue a 51 empresas do Estado de Minas Gerais e, pela segunda vez, contou com a participação da Confecção Puff. “Muito nos honra por ser o segundo ano em que participamos e também por sermos a primeira empresa de Muriaé a participar desse prêmio. Mais uma vez, fomos finalistas, concorrendo com outras 2.735 empresas que responderam a um questionário extenso e, a partir daí, entre as cinco empresas da área de indústria, recebemos a visita do auditor do SEBRAE, que ficou em nossa empresa por cerca de 18 horas. A gente está entre as três primeiras indústrias e isso nos motiva a um trabalho ainda melhor”, contou o proprietário Adão Carlos Rúbio.

  De fato, este é o objetivo do SEBRAE, que espera, com tal iniciativa, reconhecer os esforços, iniciativas e ações das empresas de micro e pequeno porte, proporcionando-lhes ganhos em qualidade, produtividade e competitividade. As categorias de premiação dividem-se em: indústria, comércio, serviços, indústria & comércio, agropecuária e empresa cidadã. Em um primeiro momento, as empresas interessadas em participar devem preencher um Questionário de Avaliação, que será analisado por uma comissão técnica, selecionando aquelas que passarão para a próxima fase. As indicadas passam por uma Visita Técnica em busca da comprovação da veracidade das informações prestadas no questionário. A avaliação final é realizada por uma Banca de Juízes, que define, através do conjunto dos resultados das empresas classificadas na visita técnica, as vencedoras, a serem conhecidas durante a solenidade do Prêmio Excelência Empresarial.

  Para o empresário Adão Carlos, a parceria com o SEBRAE é fundamental para o crescimento dos negócios: “70% da mão-de-obra do país é gerada através das micros e pequenas empresas e, por isso, é difícil pensar tais empresas sem a assessoria do SEBRAE, seja através de mini-cursos, de seminários, de cursos mais avançados como o Empretec - que já tivemos por quatro edições em nossa cidade -, como também na parte financeira. Se algum empresário quiser ter sucesso e progredir, ele tem que, obrigatoriamente, estar integrado com o SEBRAE, que hoje nos oferece um leque muito grande de produtos que auxiliam na gestão e tudo isso é gratuito, às vezes, com uma pequena participação da empresa. Como empresa pequena e com faturamento menor, a gente não conseguiria pagar uma assessoria e, portanto, só temos a ganhar com o trabalho competente e atuante do SEBRAE”, frisou Adão.

      Ele também destacou que as empresas de Muriaé deveriam fazer mais parcerias com o SEBRAE, participando, por exemplo, de eventos como o Prêmio Excelência Empresarial: “Essa premiação, além de nos motivar muito, de certa forma até nos força a organizar melhor a nossa empresa, para preencher os requisitos necessários para que possamos concorrer. 

     Trabalhando sempre no ramo de confecções, o empresário fundou a Puff Confecções em 1992, a princípio, com apenas uma máquina para fração, funcionamento na própria residência: “Um ano depois, quando oficializamos a empresa, tínhamos três costureiras e, mesmo a passos lentos, continuamos com o trabalho para acelerar a produção, até 1999. Depois, tivemos uma aceleração grande de nossa produção, subindo entre 2001 e 2003, numa faixa de 40 a 60% ao ano. Agora, em 2006-2007, ficamos na faixa de 25% em relação ao ano anterior”.

 Atualmente, a Confeccao Puff funciona em um espaço de 1.500 metros quadrados, no bairro João XXIII e conta com 70 colaboradores internos, 12 externos exclusivos e 26 representantes comerciais. “Temos centenas de pessoas que dependem diretamente dos salários que pagamos e acredito que, por isso, nossa responsabilidade é grande. Portanto, temos um cuidado e um carinho especial com nosso pessoal, com a qualidade de nossos produtos e com as regiões que atendemos. Nós nos orgulhamos muito da empresa e também da nossa equipe. Existe um consenso no meio empresarial de que a empresa é um contrato e que pode continuar sendo empresa mesmo se mudar de instalação, de ramo, ou se trocar todos os seus funcionários. Eu quero sair um pouco desse conceito porque não consigo pensar em nossa empresa sem a nossa equipe. Só temos essa alegria e essa busca constante de desenvolvimento porque nossa equipe nos motiva muito. Somos nós que desenvolvemos os produtos; não temos estilistas e, a cada dia, a gente vem se superando. Isso me faz ficar muito grato a todos que trabalham conosco”, finalizou o empresário Adão Carlos Rúbio.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS