Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 16/11/2007 às 06h40

Muriaé contra a Dengue

Dia “D” reúne muriaeenses em passeata
Mobilização mostra que o combate à dengue é dever de todos

  Foi grande a movimentação, na manhã da última sexta-feira (09), no centro de Muriaé, com a passeata do “Dia D de Combate à Dengue”, sob organização da Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação.

  O desfile contou com a liderança dos agentes de saúde do Controle de Endemias e Zoonoses da Funasa e com a participação efetiva das escolas municipais, profissionais de saúde, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Fanfarra da Escola Municipal Gilberto Tannus Braz e membros da sociedade - todos cientes de que, quando o assunto é dengue, a conscientização, a informação e a mobilização são nossas principais armas.

  A passeata partiu da concentração em frente à Prefeitura, seguindo até a Praça João Pinheiro. Ao longo do trajeto foram distribuídos folhetos informativos e expostos cartazes e faixas educativos: “Isso é uma demonstração de que o combate à dengue não é feito apenas pelos agentes de controle de endemias da Prefeitura, mas também através de mobilizações que fazemos junto às escolas, aos setores de educação e de saúde”, explicou o Coordenador Municipal de Endemias da Funasa, Dionísio Bonfim.

  O evento faz parte da nova etapa do projeto “Todos Contra a Dengue”, que começou no dia 07 de novembro, através de uma iniciativa das Secretarias de Saúde (Vigilância Epidemiológica/Controle de Zoonoses) e Educação. Para abrir esta fase, foram expostos no Salão Nobre da Prefeitura de Muriaé, desenhos, banners, cartazes e redações de concursos previamente realizados em parceria com as escolas municipais. Com o tema “As vantagens de ter uma vida sem dengue”, a exposição pode ser visitada, gratuitamente, até o dia 14 de novembro.

  Segundo a secretária de Educação, Maria Amélia Xaia, a participação efetiva dos estudantes é fundamental para o sucesso das campanhas realizadas pela equipe de saúde: “A gente tem visto o Ministro da Saúde falar e alertar quanto à dengue; então, temos que reunir as escolas, que são um canal forte que temos, já que as crianças são o maior meio de comunicação e podem ajudar a levar essas campanhas a toda a população muriaeense, de Minas Gerais e, também, do Brasil. A Secretaria Municipal de Educação está sempre atenta junto às suas escolas para todas essas parcerias, principalmente esta, que é uma preocupação nacional. Contamos com professores e diretores, que abraçaram a causa e participaram efetivamente e, desde já, agradecemos às escolas que abraçaram esse projeto. A premiação é um grande incentivo, mas nós agradecemos muito à Secretaria de Saúde pela parceria conosco”, frisou Maria Amélia.

  De fato, os prêmios oferecidos pelos concursos foram um atrativo à parte - aparelhos de DVD e troféus para as escolas; bicicleta, viagem e MP3 para os alunos; e certificados para os professores. A divulgação dos resultados e a premiação aconteceram após a passeata do “Dia D”. “Também tivemos o I Festival de Música Estudantil, no final de outubro, com o tema dengue e a banda vencedora, ‘Os Radicalistas’, ganhou uma viagem para Ouro Preto. Procuramos envolver todos os segmentos da sociedade devido à gravidade da doença”, completou o secretário de Saúde, Dr. Marcos Guarino.

  Como se demonstrou durante a passeata, ninguém está aqui para brincar com a dengue e, por isso, a mobilização em Muriaé não para. Uma nova campanha - “Adote seu vizinho” - já vem sendo executada pela Secretaria de Saúde, através da Funasa, no intuito de promover a integração entre moradores e o combate sistemático da dengue.

  No último ano, um surto da doença alarmou o município e, portanto, é preciso ficar atento. Cada um deve fazer a sua parte e, se possível, também ajudar um amigo, um vizinho ou um familiar que ainda não esteja bem informado sobre como combater o Aedes aegypti. “Esperamos que esse surto não se repita agora no verão, já que, no Rio de Janeiro, os índices já estão altíssimos e, em São Paulo, estão até nove vezes a mais que em 2005. Tentamos sensibilizar principalmente crianças e adolescentes, para que passem o que aprenderam às famílias e, assim, consigamos afastar a dengue de nossa cidade. Não basta só a secretaria fazer a parte dela, é impor que a população também faça sua parte. Se não tivermos água parada, não teremos dengue em Muriaé”, concluiu Dr. Marcos Guarino.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS