Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 02/11/2007 às 13h29

Eugenópolis ganha Unidade Básica de Saúde

  A população de Eugenópolis ganhou no último sábado, 27, uma das mais completas Unidades Básicas de Saúde da região. Com o nome de Maria de Lourdes Rodrigues Caldas, o espaçoso conjunto de edificações irá centralizar todos os serviços de saúde oferecidos no município. 

  A Unidade Básica de Saúde conta com uma recepção muito bem instalada e confortável, com o serviço de atendimento com PABX interligado a 11 ramais internos, 4 consultórios médicos, um gabinete odontológico, salas de vacina, curativo, enfermagem, coordenação, esterilização, observação clínica e um amplo salão de reuniões.

  Está instalado também na Unidade um Centro de Processamento de Dados e a Farmácia Básica. Sobre isto o secretário de Saúde do Município, Dr. José Alfeu Fernandes da Silva, disse: "Conseguimos, com este espaço, concentrar todos os serviços de saúde do município, inclusive, a Epidemiologia, a Dengue e o nosso Laboratório, que faz cobertura dos programas de Esquistossomose e Doença de Chagas; desta maneira, conseguimos montar aqui dentro todas as nossas equipes, todos os nossos equipamentos, de maneira que daqui por diante pretendemos nos dedicar mais para conseguir fazer a harmonia entre as equipes, fazer o treinamento entre dos setores individualmente para que os serviços sejam prestados de maneira cada vez mais eficiente".

  Sobre o momento que Eugenópolis passa, ele afirmou: "Hoje é com muita satisfação e orgulho que estamos inaugurando a nossa Unidade Básica de Saúde. É um momento que nós entendemos, representa um marco histórico no município de Eugenópolis".

  Segundo o Dr. José Alfeu, este projeto nasceu logo no início das suas atividades à frente da saúde no município:"Como administrador de um Serviço Público de Saúde, em primeira vista, entendemos que deveríamos investir em instalações, em espaço físico, em montar um esquema de trabalho, uma rotina de trabalho, com metas e planos para que o serviço engrenasse e logo começaria a dar os resultados. Assim fizemos e logo nos primeiros dias saímos pelo município e procuramos as nossas amizades particulares e acumulando contribuições financeiras, chegamos a realizar leilões de bezerros e começamos a fazer por conta própria as primeiras fundações, os primeiros alicerces desta obra. Com o tempo junto ao Governo Municipal, fomos adquirindo verbas estaduais através de projetos de muitas idas a Belo Horizonte e Ubá, até que conseguimos uma verba estadual, junto ao Secretário, Dr. Marcos Pestana; então, nós conseguimos concluir esta brilhante obra".

  Humanidade e Eficiência: "Entendemos que todas as pessoas que aqui vierem devam ser atendidas e tratadas humanamente, com respeito e com eficiência; assim, nós estaremos diminuindo muito as internações hospitalares, quer seja no nosso hospital local, quer seja nas outras cidades da região".

Sobre os casos mais graves: "E aqueles casos que porventura não tenham resolutividade nesta unidade, estes pacientes serão encaminhados para os devidos locais de atendimento, já com os seus casos bem definidos de uma maneira bem objetiva".

Dr. José Alfeu não escondia a felicidade pela inauguração da nova obra: "Estamos muito felizes com as conclusões dos nossos trabalhos e temos que agradecer ao apoio e a confiança que o prefeito Vasco Navarro Rodrigues Caldas, que distinguiu à minha pessoa, confiando no meu trabalho; quero dizer que muito desta obra foi ele que conseguiu através das suas amizades e das influências políticas; ele não mediu esforços, em tempo algum, para que chegássemos neste dia tão festejado.

O Prefeito Municipal Vasco Navarro Rodrigues Caldas comentou o grande dia: "Eu acho que, com o apoio do Governo Estadual, com a Regional de Ubá, nós elaboramos e foi muito difícil ter esta obra. Hoje está sendo entregue ao povo, ela vai garantir uma qualidade de vida para a população de Eugenópolis, com médicos, com enfermeiras, com todos os recursos que oferece e esperamos que as pessoas não adoeçam mas, se ocorrer, estamos prontos para servir". 

  Estiveram presentes ao evento os deputados federal Lael Varella e o estadual Braulio Braz; Juíza de Direito: Dr. Leda Carneiro; Promotora de Justiça: Dra. Sílvia Altafi da Rocha Lima Cetrola; Vice-prefeito, Jorge Paulo Bispo Ruback; Diversos Vereadores da Câmara Municipal de Eugenópolis, tendo sido destacado como orador pela Casa, José Luciano; Coordenador de Saúde da Regional de Ubá, Franklin Leandro Neto; Coordenação do Pacto de Gestão de Ubá, Elcio Carlos Gonçalves Cruz; Delegado de Polícia, Dr. Bruno Salles Mattos; Chefe do Destacamento Policial, Sargento Antônio Marcos Botelho; Prefeito de Antônio Prado de Minas, Luiz Carlos Rocha; de Patrocínio do Muriaé, Arlindo Alves Filgueira Neto; Vice-prefeito de São Francisco do Glória, Luciano Dias Paes; Coordenadora do PSF, Maria Helena da Silva; Médicos das equipes de PSF de Eugenópolis: John Westher Siqueira Lourenço, José Jarbas, Geísa Maria Rocha França, Paulo Aziz Daher e Gil Mota; Diretor Clinico da Fundação Cristiano Varella, Dr. Wilson Batista; Diretor do Prontocor, Dr. Odilon Paiva Carvalho.

Autor: Cícero Gomes

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS