Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 26/10/2007 às 07h41

PSF CARDOSO DE MELO

  Há cerca de um ano a Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou o PSF do Bairro Cardoso de Melo - Distrito de Bom Jesus, no intuito de suprir uma necessidade dos moradores da região, que não contavam, ainda, com cobertura de serviços básicos de saúde.

  Até então, o atendimento era feito na unidade do Bairro Santana ou na Policlínica do Bairro José Cirilo. “A comunidade ficou muito satisfeita com o Programa de Saúde da Família, porque não é mais preciso pegar ônibus e se deslocar para outros postos. As pessoas agora resolvem aqui mesmo os problemas que têm que ser resolvidos”, contou a enfermeira-chefe Edilaine de Souza Neto.

  Pós-graduada em Saúde da Família pela UFJF, ela explica que a parceria da Secretaria de Saúde, na figura de Dr. Marcos Guarino e demais funcionários, é imprescindível para a execução dos projetos do PSF: “Temos um vínculo muito positivo com a Secretaria, que nos dá todo o apoio possível e nos fornece todo o material necessário para o trabalho”.

  O Programa de Saúde da Família Cardoso de Melo – Bom Jesus, assim como as demais unidades, prima pela promoção da saúde e pela prevenção de doenças. Na unidade, além de consultas médicas, são feitos curativos, atendimentos odontológicos, aplicação de vacinas, visitas domiciliares e programas variados de educação e saúde junto à população. Para a melhoria destes serviços e atualização de seus profissionais, o Posto investe em seus agentes que, atualmente, freqüentam o Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde.

  Neste meio tempo, outros membros da equipe do PSF vêm se concentrando no Programa de Educação e Saúde das comunidades do Bairro Cardoso de Melo e do distrito de Bom Jesus. Nesta semana, por exemplo, a dentista da unidade, Dra. Raquel Camacho da Mata, realizou visitas à escola do bairro, levando palestras e orientações, através do Programa de Saúde Bucal. “Fazemos muitas parcerias com a escola nestes programas de saúde bucal e também de vacinação”, explica a enfermeira Edilaine.

  A média de atendimento do PSF é de 25 consultas diárias – só no Bairro Cardoso de Melo – e de 400 mensais. Este atendimento é dividido entre os moradores daquela região (às segundas, terças e quintas-feiras) e os do distrito de Bom Jesus (quartas e sextas-feiras).  Quanto às visitas domiciliares, elas cabem a todos os membros da equipe do PSF – agentes, médico, enfermeira e auxiliar.

  Outro trabalho relevante, segundo a enfermeira-chefe é a “Caminhada” realizada duas vezes durante a semana, às terças e quintas-feiras, com idosos, hipertensos e diabéticos, o que, para a enfermeira-chefe “é um momento importante, porque além de confraternização entre os moradores, permite um aumento da auto-estima dos pacientes”, revela Edilaine.

  O objetivo da unidade do PSF é abranger toda a população da área por ele coberta, desde o recém-nascido até o idoso, como explica a pediatra, Dra. Ana Cláudia Andrade Araújo, responsável pela unidade: “Temos um trabalho com as crianças que é feito a partir da puericultura, da vacinação e do acompanhamento – desenvolvimento e crescimento da criança. Em relação à mulher, o Posto também vem se destacando: “Fazemos do início da vida sexual, até à gravidez e à menopausa”.

  Já para os hipertensos e diabéticos, há toda uma programação especial, que inclui orientações sobre exercícios e dietas, aferição de pressão, palestras, etc. “São doenças que requerem um tratamento para o resto da vida, por isso também valorizamos muito o trabalho com a parte da dieta, da alimentação de nossos pacientes”, justifica a médica.

  Da mesma forma que estes pacientes precisam ajudar no tratamento, também é importante a parceria das escolas visando à saúde de seus alunos. A dentista Raquel Camacho da Mata, que atende na unidade, vai, freqüentemente, com sua equipe, às escolas para orientar crianças em relação à saúde bucal – escovação, aplicação de flúor, cuidados gerais com a boca. “É uma educação em odontologia, mas isso não é um trabalho que a gente faz sozinho; as professoras continuam em sala de aula. Nós fornecemos as escovas, elas compram a pasta para incentivar as crianças a escovarem. Nós damos a palestra, ensinamos, mas há a continuação da escola”, frisa Dra. Raquel.

  Para melhor alcance desta iniciativa na área de saúde bucal, o PSF está preparando um mês de palestras para adultos e crianças. “Nosso objetivo é ensinar como escovar, os cuidados, a periodicidade de aplicação do flúor – porque não é todo dia, tem de ser feito dentro de um período”, conclui a dentista.

  É com este cuidado com seus pacientes e incentivo total da Secretaria Municipal que o PSF Cardoso de Melo – Bom Jesus vem se destacando como uma unidade competente e atuante, voltada para o bem maior da população: a saúde.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS