Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 26/10/2007 às 07h38

Leite é adulterado em Minas

  A Polícia Federal e o Ministério Público de Minas Gerais iniciaram, na segunda-feira (22), a Operação Ouro Branco, para combater a adulteração de leite em Uberaba e Passos (MG). Duzentos policiais federais participaram da ação.

  Em Passos, agentes vasculharam a fábrica, escritórios e a casa do dono da Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil), que foi preso. Também foram detidos diretores da empresa e um funcionário do serviço de inspeção federal, que fiscalizava a cooperativa, suspeito de omissão. De acordo com a PF, a Cooperativa é acusada de adulterar leite há pelo menos três anos.

 Análises de laboratório revelaram a presença de substâncias como água oxigenada, que seria usada para conservar o leite por mais tempo. Parte do produto adulterado era fornecida a outras empresas e vendida em todo o país em embalagens longa vida.

 Em Uberaba, dirigentes da Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Verde (Coopervale), também suspeitos de adulterar leite, adicionando soda cáustica ao produto, foram presos e a matriz da empresa foi fechada.

  Segundo a Polícia, os acusados vão responder por crime de formação de quadrilha e falsificação de alimentos. A pena varia de quatro a oito anos de prisão. Ao todo, 27 pessoas foram presas - 19 em Uberaba e oito em Passos. O Ministério Público determinou a apreensão do estoque de leite das empresas que está no mercado.

  Na terça-feira, o Promotor de Justiça de Uberaba (MG), João Davina, determinou o recolhimento de leite longa vida integral nos supermercados da cidade. Parte do leite deverá ser encaminhado para análise, de acordo com o lote. As marcas recolhidas são de clientes da Coopervale e da Casmil, acusadas de adulterar leite. O Ministério Público ainda não informou os lotes nem as marcas, confirmou apenas que produtos Parmalat e da Calu estão entre os recolhidos. O leite deve passar por análise no Ministério da Agricultura, que determinará se os produtos podem ou não ser comercializados.

  A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aconselha que o consumidor cheque a rotulagem dos leites: data de validade e tabela nutricional não podem faltar nas embalagens. O problema é que o nome das cooperativas suspeitas de adulteração da bebida não consta no rótulo dos produtos já industrializados. Caso o consumidor verifique aspectos diferentes no leite, a recomendação é informar a Anvisa por meio do endereço eletrônico alimentos@anvisa.gov.br


Rapaz porta drogas no São Cristóvão
  Durante um patrulhamento na terça-feira (23), na Rua Eugenópolis, no Bairro São Cristóvão, a Polícia deparou com um indivíduo em atitude suspeita. Durante a abordagem, ele jogou no chão uma sacola plástica contendo cinco papelotes de cocaína e um invólucro com cinco gramas da mesma droga. Em uma busca na residência do elemento, permitida pela mãe do mesmo, policiais encontraram, ainda, uma balança de precisão em uma das gavetas. O material e o rapaz, de cerca de 23 anos, foram conduzidos para a Delegacia.

Jovem com problemas mentais sofre abuso
  Na manhã da terça-feira, a Polícia compareceu à Sede do Conselho Tutelar para ouvir uma jovem de 17 anos, portadora de deficiência mental. Ela contou que, no dia anterior, por volta das 11h, foi abordada, nas proximidades da Rodoviária, por três rapazes – de 20, 21 e 28 anos, que a chamaram para um programa sexual. Eles procuraram um depósito localizado na área e um dos rapazes filmou, com um aparelho de celular, a relação da jovem com os outros. Ela também mostrou à Polícia os ferimentos que sofreu durante o ato. Levada ao Hospital São Paulo, foi constatada a agressão. Um dos autores já foi encontrado, mas negou estar envolvido. Os outros foram identificados, mas estão foragidos.

Briga por dívida acaba na Delegacia
  Às 19h25 da terça-feira, a viatura da Rotam foi acionada para comparecer à Rua São João Batista, no Bairro Gaspar, onde dois elementos estariam se agredindo no meio da rua. Medicados no Hospital São Paulo e depois conduzidos à Delegacia, os elementos contaram que o motivo da briga era uma dívida financeira. Com eles, a Polícia encontrou e apreendeu um facão com 35 cm de lâmina.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS