Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 11/10/2007 às 16h41

PSF SÃO JOSÉ: dedicação e atendimento humanitário

  Formado por uma equipe que atende às áreas de enfermagem, fisioterapia, odontologia e clínica geral, o Posto de Saúde da Família do Bairro São José prima pelo atendimento humanitário de seus pacientes. Por dia, são registradas cerca de 25 consultas previamente marcadas, além de outras cinco que ficam reservadas para casos de urgência.

  Para a médica responsável pela unidade, Dra. Dádiva Alvarenga, o trabalho realizado tem trazido o reconhecimento dos moradores e compensação para os profissionais: “Desenvolvemos uma maneira tranqüila de trabalhar. Não temos aqui grandes problemas, a não ser as questões sociais do bairro, mas à medida do possível tentamos resolver os casos que surgem. Quando estão fora do nosso alcance, encaminhamos os pacientes para os especialistas. Mas a grande maioria, 95% da população é atendida aqui mesmo, dentro do Posto ou a domicílio, com as visitas das equipes. As coisas não estão perfeitas mas, dentro do possível, têm andado de maneira eficaz e nos sentindo gratificados com o resultado”, comentou.

    Diariamente, Dra. Dádiva atende a uma média de 30 pacientes, incluídas aí as visitas domiciliares. O número é variável, depende da solicitação do paciente e do sintoma que ele apresenta. “O Programa Saúde da Família deve ser exercido de maneira que o paciente seja o grande astro da consulta. Tudo deve ser voltado para ele - no sentido do ser humano e primeiro lugar”, frisa a médica.

  Destacam-se em sua forma de atendimento a restrição a pedidos exagerados de exames e a proximidade com o paciente. “Nós praticamos a medicina da evidência, os exames laboratoriais são solicitados quando necessários. Temos um número muito grande de consultas e nem todas necessitam de exames. Somos totalmente contra o uso abusivo de exame laboratorial, pois ele não substitui a relação médico-paciente, aquela consulta feita com cuidado e tempo. Eu não solicito exames exageradamente, tenho um tempo grande de dedicação ao paciente, com conversas e anamnese. Só peço exame laboratorial para complementar o meu exame clínico”.

  Para a prestação de um serviço de excelência, o PSF - São Pedro conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde: “Não temos encontrado grandes dificuldades na prática da medicina. Tivemos grandes melhorias em relação aos medicamentos como a chegada da Farmácia Popular, por exemplo. A Vigilância Sanitária também é um órgão que procura atuar bastante, principalmente no que se refere à dengue e a doenças infecciosas como a hepatite e a diarréia. O controle dessas endemias tem sido feito de maneira eficaz. Existe muito interesse por parte da Secretaria para que esses problemas sejam resolvidos”explica Dra. Dádiva.

  Especialista em mobilização neural e terapia manual, o fisioterapeuta Leonardo Galvão complementa: “A parceria com a Secretaria de Saúde está sendo muito boa. Quando precisamos de alguma coisa é só ligar, e eles nos enviam, ou mesmo nos informam aonde ir. No caso de algum lugar mais distante, nos fornecem o carro. É uma parceria muito boa”.

  Há cerca de dois anos trabalhando pela Prefeitura de Muriaé, o fisioterapeuta se divide entre a cidade e os distritos de Boa Família e Macuco, num total de 50 a 60 atendimentos mensais. Segundo ele, a reabilitação de pacientes é realizada através de um trabalho ativo, nas dependências do PSF ou mesmo em domicílio: “O trabalho realizado aqui é mais de prevenção, junto com a família, passando orientações. O resultado tem sido bom, o pessoal está gostando bastante de nosso trabalho, não temos reclamações. Uma ou outra, mas são exigências que não há como resolvermos, pois alguns atendimentos não cabem ao Posto, mas ao SUS, onde existem aparelhos específicos para outras etapas do tratamento”, justifica.

  Na área de enfermagem, o Posto de Saúde do Bairro São José conta com a atuação da enfermeira-chefe Gláucia Aredes Reis que, há um ano. “Nós trabalhamos com a prevenção de doenças e visitas domiciliares, através dos agentes comunitários de saúde. Assim, procuramos detectar os problemas para prevenir as doenças. Instruímos os hipertensos quanto à alimentação, falamos com os diabéticos sobre os cuidados com os pés e também com a alimentação. Contamos também com a Policlínica, onde existe o atendimento do pediatra e prevenção de câncer do colo uterino (preventivo) feito pela médica do PSF e médicos da rede, além da imunização” destaca.

  Nas últimas semanas, o Posto tem se dedicado à pesagem das crianças beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. “Devido ao novo cadastro anual, a pesagem tem trazido grande número de crianças ao Posto. Trabalhamos também com o SISVAN, detectando crianças e adultos com desnutrição, mas graças a Deus, nessa área esta tudo bem. Outra questão é a descentralização da tuberculose, trabalho que irá chegar a todos os postos. Vamos prevenir a doença e tratar aqueles que ainda não reconhecem os sintomas e não sabem que têm”, explica.

  Segundo a enfermeira, para que esse trabalho se desenvolva de forma dinâmica e precisa, a Secretaria de Saúde tem se mostrado totalmente disponível a atendê-los. “Toda vez que a gente precisa, a Secretaria nos fornece material, seja o que estiver faltando; sempre nos enviam medicamentos e, quando acontece de o paciente não encontrar aqui, ele vai até à Farmacinha Municipal buscar. A Secretaria também nos fornece material quando precisamos fazer palestras nas escolas, com dentistas e médicos”, conclui.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS