Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 11/10/2007 às 16h24

Shopping Rural em Patrocínio do Muriáe

  Fomentar a criação de gado de corte e oferecer aos produtores e frigoríficos animais de alta qualidade genética - entre eles, vacas, tourinhos e novilhas -, foram os principais objetivos do Shopping Rural realizado, no último sábado (06), na Fazenda Ipiranga, de propriedade de Geraldo Vieira, em Patrocínio do Muriaé.

  O evento, organizado pelo administrador da fazenda, Rodrigo Medina, contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Patrocínio e da Emater-MG. “O Shopping é um ponto de venda a céu aberto, com animais expostos em currais individuais para a venda. Além de angariar recursos, também temos como meta incentivar, nesta região, a criação da raça, que ainda não está no patamar em que deveria”, explicou Medina.

  Segundo ele, visando a futuros negócios, outras parcerias vêm sendo montadas: “A Fazenda Ipiranga, que mantém vendas permanentes e está sempre preocupada em levar o melhor para seus clientes, conseguiu, através de programas governamentais, o apoio da Prefeitura e da Emater. Hoje, fizemos uma parceria e um convênio com o Banco do Brasil e com a Credimur. A idéia do Shopping vem sendo muito bem aceita, em virtude do incentivo aos produtores para melhorar seus rebanhos”.

  O Prefeito de Patrocínio do Muriaé, Arlindo Alves Ferreira Neto, comentou a importância da iniciativa para a região: “Quero parabenizar o Rodrigo Medina e o Sr. Geraldo Vieira, que é um homem muito dedicado à sua propriedade. Ele começou com o plantio do arroz e hoje trabalha com o Gado Nelore, tudo muito bem cuidado e tratado. A Fazenda tem divulgado o gado de corte e levado o nome de nossa cidade a muitos locais e nós ficamos muito gratos por isso”, disse o prefeito.

  Na tarde de sábado, técnicos, produtores e profissionais da área puderam assistir a três palestras, cujos temas se dividiram entre meio ambiente, novilho precoce e técnicas de exploração leiteira. “Nosso intuito é melhorar os animais para abate para atender a frigoríficos da região, de forma a não interferir na questão do meio ambiente e permitir que o meio rural esteja sempre voltado para o leite e o corte”, completou o administrador da Fazenda Ipiranga.

  O meio ambiente foi tratado durante a palestra “Uso Sustentável dos Recursos Naturais”, ministrada pelo representante da Focus Gestão e Engenharia Ambiental, André Luís Cardoso. Ele falou sobre a conscientização e a possibilidade de desenvolvimento com garantia de preservação dos recursos naturais do planeta. “É preciso que o produtor tenha boa vontade, criatividade e saiba se adaptar às novas regras”, frisou Cardoso.

  Para Romero Valente Soares, um dos proprietários da Focus Gestão e Engenharia Ambiental, o Shopping da Fazenda Ipiranga é uma boa oportunidade para se debater os problemas relacionados aos recursos naturais, principalmente da área Ninho das Garças. “Podemos prosseguir com o trabalho que vem sendo desenvolvido no município, voltando-nos para a preservação da Área de Conservação Ninho das Garças. Esta unidade foi criada em 2003, com oito mil e quinhentos mil hectares. É praticamente 90% do município de Patrocínio de Muriaé e este trabalho busca a conscientização dos professores, alunos e produtores”.

  Participante do Shopping, o proprietário do Frigorífico Sabor de Minas, José Cláudio Rodrigues, destacou que a iniciativa, além de beneficiar a produção, também oferece carne de qualidade para a indústria: “O que existe de mais importante em relação ao gado de corte nessa região é a genética, e é essa melhora que o trabalho do Rodrigo vem fazendo, o que irá permitir que nos próximos quatro ou cinco anos a gente comece a ver o resultado desse trabalho. Atualmente, nossa compra de bois abrange em torno de 200 km de raio mas, com certeza, se tivermos uma oferta melhor, iremos priorizar a compra aqui”.

  O criador Wemerson Coura, que trabalha com gado Guzerá na produção de leite e para o corte, apontou a relevância das iniciativas promovidas pela Fazenda Ipiranga: “É muito interessante porque a visibilidade de gado de corte na região está crescendo e muita gente até usa o touro de corte na vacada de leite para melhorar os bezerros. O Rodrigo é um grande incentivador e a região só ganha com isso, devido à união dos criadores”, ressaltou Coura.

  Com participação especial no Shopping Rural, a Fazenda Alto dos Puris, de Itaperuna, foi representada pelo proprietário Daniel Pereira, que apresentou o trabalho que vem desenvolvido na região: gado Nelore, fertilização in vitro, venda de embriões, entre outros. “Ficamos muito felizes com a oportunidade de mostrar nosso trabalho que, realizado já há algum tempo e tem total aprovação. Para quem quiser conhecer, as portas da fazenda estão abertas, é só nos procurar”, finalizou.

  Apesar de ser um encontro de produtores de gado de corte, um das atrações do evento foi o iogurte de leite de cabra, do Capril Boa Vista. Propriedade de Eduardo Levate, o capril apresentou seu produto e agradou a todos. O iogurte de leite de cabra do Capril Boa Vista já está à venda nos mercados e padarias de Muriaé.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS