Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 28/09/2007 às 08h46

CREDIMUR desenvolve palestras sobre cooperativismo

  Com o objetivo de demonstrar a importância da Cooperativa como agente local de desenvolvimento e sua diferença em relação aos Bancos convencionais, a CREDIMUR está promovendo uma série de palestras nos municípios onde mantém agência. Com a participação do palestrante Univaldo Coelho Cardoso, a SICOOB CREDIMUR reuniu, quinta-feira (20), no Colina Country Club, centenas de associados e representantes do comércio e indÚstria muriaeense.

  A iniciativa faz parte do Programa de Educação Cooperativista do SICOOB CREDIMINAS (PEC), apresentado, em Muriaé, pela CREDIMUR, com o objetivo primordial de levar aos associados e a futuros clientes os pontos fortes do corporativismo no que diz respeito, principalmente, à permanência do dinheiro no município.

  A noite começou com a apresentação de um vídeo institucional, narrando os feitos e os progressos obtidos, em muitos municípios, a partir da instalação da Cooperativa. Na seqüência, o responsável pelo PEC do SICOOB CREDIMINAS, Univaldo Coelho, reforçou o sucesso do sistema em sua palestra e abriu espaço para que os convidados dessem sugestões sobre o que poderia ser melhorado em relação ao atendimento e a futuros investimentos da CREDIMUR.

  “Queremos conscientizar também outras pessoas que não conhecem o cooperativismo. Nesta palestra de hoje temos várias pessoas ligadas ao comércio, pois acabamos de fazer uma parceria com o CDL, que conheceu o sistema cooperativista através do PEC logo nas nossas primeiras reuniões, e já repassou o convite para a maioria de seus associados. Então, temos aqui muitas pessoas que vieram por intermédio do CDL e eu acredito que é a consciência destes futuros associados que irá contribuir para o resultado final do PEC”, disse o gerente de negócios, Fernando Vecchi.

  Segundo ele, o espírito cooperativista já faz parte de muitos associados, o que contribui para o crescimento da instituição: “A maioria dos associados, no meu ponto de vista, têm esse sentimento mais aguçado e, por isso, a CREDIMUR, em Muriaé, já é uma das principais em Minas e isso pode ser comprovado pelo volume, número de associados, ações e negócios que a gente gera todo dia, além de números de depósitos à vista e a prazo”.

  Como uma das Cooperativas de Crédito Rural mais importantes no Estado de Minas Gerais, a CREDIMUR se destaca como agente econômico para o desenvolvimento da cidade. Para o diretor-presidente da CREDIMUR, Nelson Luiz Carvalho Schachnik, esse é o verdadeiro compromisso da instituição: “Nosso trabalho é mostrar que somos responsáveis pela nossa localidade e um dos aspectos que é importante para as comunidades é a questão econômica. A Cooperativa, além de aplicar todo o recurso no local, ainda capta recursos de outras instituições governamentais, como o BNDS e traz para a região”.

  Schachnik comentou, ainda, sobre os possíveis resultados da palestra apresentada na noite: “A palestra teve por objetivo mostrar a Cooperativa como agente local e a sua diferença em relação aos Bancos. O interesse da Cooperativa é local, todo o recurso e tudo o que é gerado é investido na própria localidade. As pessoas que compreenderem isso não terão duvidas de que é preciso fortalecer a instituição local, da qual também pode ser sócios. Hoje, todos tiveram acesso ao balanço dos principais Bancos brasileiros privados e viram que o lucro deles é imenso. Só que este recurso vai para as matrizes, empobrecendo o interior, a cidade onde eles captam o dinheiro”, esclareceu.

  O volume de entrada de associados na CREDIMUR é bastante considerável. A cada reunião mensal, o Conselho Administrativo contabiliza uma média de 100 novos associados. Mas o principal, segundo o Diretor-presidente, é a valorização destes sócios e, principalmente, a conscientização de que o crescimento da instituição depende deles. “Cabe a ele a movimentação da instituição financeira. Não basta ter uma conta na Cooperativa, colocar algum recurso e o grosso estar em outra instituição. O associado precisa fortalecer a instituição da qual faz parte, ele tem que participar de um negócio que é dele, com a visão de que aquela instituição é a única que tem interesse real na região”, explicou Nelson Schachnik.

  Com esta mentalidade de valorização dos associados, a CREDIMUR está sempre buscando inovar e contar com a colaboração de todos. Assim, durante a reunião, foram distribuídos cartões coloridos para que os associados preenchessem com sugestões de como a Cooperativa poderia fortalecer seu relacionamento com os associados, com a comunidade e com o cooperante em sua força produtiva.

  O mesmo método foi adotado em outras nove reuniões do PEC - outras três ainda serão realizadas em cidades da região. As sugestões selecionadas serão apresentadas durante o encontro final dos multiplicadores do PEC, com data provisória para 06 de outubro. “Foi muito boa a repercussão das palestras em todas as cidades em que foram feitas; já vimos grandes resultados e essa nossa iniciativa vai culminar com um grande encontro, no qual serão analisadas as sugestões que serão levadas à Diretoria. Aquelas que tiverem condições de serem implantadas, nós iremos implantar. O bom é que são sugestões da comunidade, ela é que está ditando para a CREDIMUR seus desejos e anseios”, finalizou o Gerente de Grandes Negócios da Credimur, Sérgio Pina.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Cícero Gomes



Gazeta de Muriaé
HPMAIS