Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 28/09/2007 às 08h44

“Adote uma Árvore” conscientização ecológica

 Comemorado em 21 de setembro, o “Dia da Árvore”, em Muriaé, foi um momento de grande reflexão para alunos de escolas públicas e privadas, que renderam homenagens, semanas antes, durante um Concurso de Desenhos e, especificamente no dia, com a Blitz Ecológica, promovida pela parceria entre a Escola São Paulo, o Demsur, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Charm Confecções, Karlos Papelaria, Osaka Automóveis Toyota e Copiart.

  Durante a Blitz, realizada em frente ao Colégio São Paulo, na manhã do dia 21 (sexta-feira), os organizadores distribuíram mudas para plantio na zona urbana e rural, adubos e panfletos educativos, divulgando o projeto “Adote uma Árvore”. “O objetivo é plantar o maior número de árvores possível. Para dar início ao projeto, lançamos o Concurso de Desenhos e convidamos alunos das redes municipal, particular e estadual. Tivemos vários parceiros: o Demsur, a Secretaria de Agricultura, a Charm Confecções, o Karlos Papelaria, a Toyota, a Copiart; enfim, várias pessoas estiveram envolvidas conosco”, contou a professora da 4ª série da Escola São Paulo, Marlúcia Soares Lima, idealizadora do Projeto “Adote uma Árvore”.

  No intuito de conscientizar seus alunos sobre a importância do meio ambiente para a vida humana, a professora criou o projeto em sala de aula. Contudo, a iniciativa tomou rumo além dos portões escolares e chegou a toda a comunidade. “O projeto tomou uma proporção municipal, dada sua importância. Atingiu o município, como vimos na participação das demais escolas durante o concurso, mostrando aos alunos que só há uma maneira de cultivar a paz e o bom relacionamento: através do convívio solidário”, comentou o diretor da Escola São Paulo, professor José Nicodemos Couto.

 Para ele, a preservação ambiental começa com a formação de uma nova geração de pessoas conscientes: “Esta conscientização começa na infância e fazemos isso ao mostrar para os jovens o lado certo de se caminhar na questão ambiental. Há muitas maneiras de se caminhar nesta questão, mas esta, que se inicia na escola, fica marcada para o resto da vida”, justificou Nicodemos.

  “O programa “Adote uma árvore” foi uma feliz idéia da Escola São Paulo. Isso é muito importante para estimular e conscientizar os jovens alunos para terem cuidado e preservararem o ambiente em nossa cidade”, disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Ofeni, que forneceu cinco mil mudas para a campanha e participou da blitz fornecendo maiores informações sobre o plantio.

  Também presente, o diretor do Demsur, Dr. João Paulo Goulart de Freitas, comentou a relevância do engajamento na iniciativa e falou sobre projetos futuros: “Temos obrigação de nos envolver, porque o ‘Dia da Árvore’ significa exatamente o dia da fonte da vida, porque é a árvore que nos permite a continuidade dos leitos d’água, riachos e rios, pois é através dela que se dá a fixação da água na parte subterrânea da terra, além da umificação da atmosfera provocando nuvens e, em conseqüência, as chuvas. Onde não há arvore, há deserto; portanto, precisamos estar alertas sobre a  devastação que nossa região já sofreu. Ainda há tempo de procurar algo para fazer. E, daqui para a frente, o Demsur irá enfocar campanhas de reflorestamento das micro-bacias para aumentar nossos mananciais de água”, assegurou.

 Um dos parceiros do projeto, a Osaka Automóveis, Concessionária Toyota, já vem trabalhando em prol do meio ambiente, através de um projeto local, com o plantio de uma árvore para cada veículo vendido em todas as filiais do grupo, projeto que mereceu elogios da Toyota do Japão. Mas, para o gerente Elmo Dias Giovani, o trabalho com as crianças pode caminhar lado a lado com a iniciativa da empresa. “É muito bom e interessante educar as crianças porque elas acabam transmitindo o que aprendem para os adultos, fazendo com que sintam a falta que a árvore pode fazer para o meio ambiente. Em todo o mundo, a Toyota tem uma participação muito grande no meio ambiente e, no Brasil, nós, como representantes, estamos procurando fazer nossa parte. Fomos convidados através do Zé Carlos e da Marlúcia, esposa dele, e isso vem de encontro com aquilo que a gente está começando na empresa, plantando uma árvore para cada carro que vendemos”.

    Essenciais para a vida, as árvores não só embelezam o planeta, como mantêm a umidade do ar. Também ajudam a diminuir a poluição, porque dissolvem o gás carbônico durante a queima de combustível. Produzem oxigênio, mudam a direção dos ventos, firmam o solo das encostas e também as margens dos rios. Ainda é possível, através da madeira dos seus troncos, colher matéria-prima para a fabricação de medicamentos. Desnecessário apontar sua importância para nossas vidas. Mas a manutenção desta vida na terra depende da consciência de se proteger as árvores e, conseqüentemente, a natureza num todo. É uma atitude inteligente, que depende de engajamento e de visão de futuro. Assim, o professor Nicodemos nos deixa uma importante frase para reflexão: “O dia 21 também é o ‘Dia Internacional da Paz’, mas não é por acaso que é o ‘Dia da Árvore’. Não pode existir nada melhor que a paz em uma cidade arborizada, com ar puro, com os lençóis freáticos garantidos, nascentes protegidas e com a certeza de uma qualidade de vida boa não só para nós que vivemos este momento, mas para as futuras gerações”.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Cícero Gomes



Gazeta de Muriaé
HPMAIS