Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 30/10/2006 às 11h26

Turismo

Porto de Galinhas é berço cultural -

Se você pretende conhecer Porto de Galinhas e quer se sentir totalmente ambientado, não pode deixar de conhecer os costumes dos moradores da região.

  Você pode começar com um passeio pela Vila de Pescadores, onde é possível conversar com as pessoas que moram e trabalham na região; em seguida fazer uma visita às lojas de artesanato, onde são encontradas peças que retratam a cultura nordestina.

  Em Porto de Galinhas é imprescindível saborear a culinária local oferecida por restaurantes, bares e lanchonetes. Você pode optar por peixes frescos - preparados e fritos na hora, bem como outros pratos que incluem ostras cruas, agulhas fritas, lagostas, quebradinho de caranguejo ou espetinhos de camarão e para acompanhar, experimentar os mais variados sucos ou coquetéis de frutas tropicais, encontrados facilmente nos restaurantes locais; logo em seguida visitar o Engenho Canoas, que fabrica até hoje, a autêntica rapadura.

  Aproveitando a época, de 9 a 12 de novembro, mais uma vez Porto de Galinhas abrirá espaço para a cultura pernambucana. Isso porque, nesse período acontece mais uma edição do projeto Porto Convida - iniciativa da Prefeitura de Ipojuca que tem como principal objetivo valorizar as tradições culturais de Pernambuco.

  Dessa vez quem visita o balneário é o município de Igaraçu. Na programação estão agendadas apresentações culturais e exposições de peças artesanais na Praça das Piscinas Naturais, a partir das 19h. Igaraçu está localizada na Região Metropolitana do Recife e sua construção data do período do Brasil colonial.

  No município encontra-se a Igreja dos Santos Cosme e Damião, e o Convento de Santo Antônio, com uma das pinacotecas mais completas da fase colonial, que é parada obrigatória para qualquer visitante.

  Igaraçu possui uma das mais importantes manifestações religiosas de Pernambuco, a Festa de São Gonçalo do Mirante, que acontece no mês de janeiro. Durante o evento são realizados  festejos populares com shows artísticos, missas e comidas típicas.

Autor: Leonardo Castro

Fonte: portodegalinhas



Gazeta de Muriaé
HPMAIS