Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 21/09/2007 às 08h59

Acupuntura: Ciência milenar nos dias modernos

  A Acupuntura é uma técnica da Medicina Chinesa que consiste em inserir finíssimas agulhas em determinados pontos do corpo, a fim de mobilizar a energia do corpo humano. Os chineses entendem que a não circulação adequada de energia (QI) no corpo causaria uma desarmonia energética, o que ocasionaria o aparecimento de várias manifestações clínicas.

  Tais pontos estão localizados em canais de energia chamados meridianos, que estão espalhados por todo o corpo e unidos aos órgãos internos (coração, pulmão, fígado, estômago, etc.). Esses órgãos se comunicam com o meio exterior exatamente através dos meridianos, que afloram a superfície através dos pontos de acupuntura.  Assim, a estimulação desses pontos, além de fazer circular a energia (QI) estimula também os órgãos internos.

  A Acupuntura tem a finalidade de equilibrar as energias do corpo para produzir a cura das doenças. O termo tem origem ocidental. Na China, é denominada de Chen-Shúi. Existem identificados mais de 2.000 pontos de acupuntura. A técnica surgiu na China há cerca de 5000 anos: os chineses observavam a natureza e sua influência sobre os homens. 

  A Medicina Chinesa consiste em: 1) Acupuntura (no ocidente, é praticamente sinônimo de medicina chinesa por ser a mais aplicada); 2) Moxubustão (queima de ervas para produzir calor e utilizar em várias doenças; 3) Dietoterapia; 4) Fitoterapia (utiliza plantas para tratamento de doenças); 5) Massoterapia (massagens).

  A Acupuntura mostrou ser eficaz no tratamento de várias doenças. Entre elas, contusões, entorses, contraturas musculares, artrites, artrose, fibromialgia; dores em geral - agudas ou crônicas; doenças respiratórias como resfriados, gripes, amigdalites, faringites, bronquites, asma, renites, sinusites; problemas digestivos como estomatites, gastrites, úlceras, constipação, diarréias agudas ou crônicas; problemas de pele como dermatites, alergia, etc.; distúrbios genitourinário como TPM (tensão pré-menstrual), infertilidade, cistite, uretrites, impotência sexual, distúrbios da menopausa; problemas neurológicos como recuperação de seqüelas de AVC, polineurites, Parkinson, paralisia facial, cefaléias, enxaqueca, stress, ansiedade, depressão, insônia, tratamento de vícios, hipertensão arterial e outras.

Convênios: Unimed, Cassi e Plano Salvar. 

Autor: Dr. José Gil Pereira

Fonte: Dr. José Gil Pereira



Gazeta de Muriaé
HPMAIS