Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 21/09/2007 às 08h46

Batalhão da Polícia Militar é instalado em Muriaé

  Na última quarta-feira (19), durante cerimônia realizada na sede da Polícia Militar, foi instalado oficialmente, em Muriaé, o 47º Batalhão da Policia Militar, sob o comando do Ten. Cel. Nelsimar Breder Rodrigues, de Juiz de Fora, autorizado pelo Comandante da 4ª Região da Polícia Militar, Cel. Gilmar Simões de Lima.

  Estiveram presentes os prefeitos: José Braz (Muriaé), Fernando de Souza Costa (Carangola), Arlindo Alves Figueira Neto (Patrocínio do Muriaé), Fernando Almeida Coimbra (Recreio) e José Clério Alves Terra (Faria Lemos); o presidente da Câmara Municipal de Muriaé, Reverendo Wilson Reis, e, de Faria Lemos, Valter Ventura.

  Outras autoridades e representantes também participaram da solenidade: vereador Joel Morais de Asevedo Júnior; Juiz de Direito da 4ª Vara Cível de Muriaé, Dr. Antônio Feital Leite; diretor geral da Penitenciaria de Muriaé, Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior; Cel. PM João Silas Macedo Felisberto; Delegado Regional da 38ª DP Civil de Muriaé, Dr. Wagner Shubber de Castro; Sub-comandante Major Ronaldo Aparecido Silva - representando o Comandante do 2ª Batalhão de PM, Ten. Cel. Alselmo Fernandes da Silva; Comandante do 21º Batalhão de PM, Major Edelson Gleic Veríssimo da Silva; Comandante da 4ª CIA. Independente de Meio Ambiente e Transito de Juiz de Fora, Major André Luiz Ribeiro; 3ª CIA. de Missões Especiais de Juiz de Fora, Major Ronaldo Nazaré; Delegado da 17ª Delegacia de Serviço Militar, Ten. Vanderlei de Souza; OAB, Dr. Túlio Sigilião; Chefe Regional do IEF, Dr. Fernando Reiff; CONSEP, João Batista Ferreira. 

  Agora, com a estrutura de Batalhão, a Polícia Militar ganha autonomia administrativa, orçamentária e financeira: “Teremos um número maior de policiais que vêm para montar esta autonomia, o que agiliza os processos decisórios dentro da unidade, facilitando e contribuindo de várias formas para a melhoria do policiamento ostensivo", explicou o Ten. Cel. Nelsimar Breder Rodrigues. Assim, a verdadeira missão do Batalhão começa a tomar verdadeiras feições, principalmente com a chegada de novos oficiais até o final do ano. 

   O novo comandante da PM, que veio de Juiz de fora, cidade em que comandava a 4º Cia. Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, falou sobre as expectativas do novo desafio: “A expectativa é muito grande de se comandar uma tropa que goza de uma credibilidade muito grande nas comunidades em que serve. Nós temos dito que não viemos aqui simplesmente para instalar uma unidade da Polícia Militar, mas para buscar apoio comunitário para mudar comportamentos e novas formas de fazer Polícia e servir a comunidade".

  O comandante garantiu que as mudanças serão sentidas pela população, que pode esperar por muito trabalho e disposição em servir: “A curto prazo, vamos ter profundas alterações na forma de executar o policiamento no município de Muriaé. Ontem já nos reunimos com os oficiais e com os praças para poder definir estratégias de mudanças. Vamos buscar apoio dentro da organização e dentro de outros setores que são nossos parceiros. Nosso papel é garantir a tranqüilidade pública para que todos os cidadãos levem sua vida rotineira com o mínimo de problema possível com relação à segurança pública”.

Autor: Cícero Gomes

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS