Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 15/09/2007 às 11h26

Saúde apresenta resultados de visitas

   Em continuidade ao atendimento e às campanhas educativas realizadas durante as enchentes, a Secretaria de Saúde elaborou um plano de visitas aos locais atingidos, começando, em agosto, mutirões nos bairros José Cirilo, Franco Suíço, Bom Pastor e Santana I e II. As atividades prosseguiram no Dornelas, chegando ao Napoleão I e II.

  Assim como, em um primeiro momento, foi preciso contar com a ajuda do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Estado e da Defesa Civil para lidar com as cheias, a população, necessitou e ainda necessita de muitos esclarecimentos quanto a doenças resultantes das águas poluídas. É neste sentido que as equipes dos PSFs trabalham, na maioria das vezes aos sábados, junto às comunidades atingidas. Entre os voluntários, participaram funcionários dos PSFs dos bairros São Cristóvão, Barra II, São Gotardo, Santana, Primavera, Santa Terezinha, Gaspar e do distrito de Itamuri.

  “Fizemos a busca seis meses depois, à procura de casos de hepatite, porque é uma doença de aparecimento tardio, que não surge logo no início do contato com a água, mas um pouco depois, a partir dos quatro ou seis meses. Assim, fomos às casas dos moradores, na tentativa de instruir e procurar alguma doença que a enchente possa ter trazido”, contou o secretário Municipal de Saúde, Dr. Marcos Guarino.

  A visita de reforço aos moradores de bairros atingidos pelas enchentes demonstra o real compromisso do PSF de prevenir as doenças, através de campanhas educativas e monitoramento da comunidade. Nos bairros Santana, José Cirilo, Franco Suíço, Bom Pastor Santana II, foram registradas 550 visitas a residências; 31 na Vila Cavalier; 24 na Prainha; 30 no Patrimônio. Só o PSF Barra I conseguiu realizar 364 visitas, sendo 38 consultas médicas. Já nos bairros Dornelas, Napoleão I e II receberam foram computadas 224 visitas.

  Quanto à vacinação, a Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria de Saúde, conseguiu, junto ao Governo Estadual, oito mil vacinas - contra a febre amarela e hepatite B, anti-tetânica, triviral (que previne contra rubéola, caxumba e sarampo) e DTP (contra difteria, tétano e coqueluche) - durante e após as enchentes, prosseguindo com o atendimento nos Postos. As visitas dos meses de julho e agosto serviram também para que os agentes de saúde pudessem atualizar os cartões de vacinação dos moradores. A atenção da Administração Municipal também se voltou para os focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.

  Infelizmente, o trabalho de busca-ativa da Secretaria encontrou três casos de doenças tardias, mas a tempo de serem tratados. “O procedimento foi coletar sangue e monitorar toda a região, inclusive os familiares, principalmente no caso de hepatite. O importante era cortar essas doenças o mais rápido possível”, explicou Guarino.

  O reconhecimento dos moradores faz jus ao empenho das equipes dos Postos em realizar o monitoramento dos bairros: “Tivemos as vacinas, a assistência do PSF e, através das visitas, recebemos os profissionais da Saúde e até o Secretário Dr. Marcos Guarino, o que mostra a preocupação desta Administração com a população”, concluiu o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Santana, Luiz Magalhães.

Autor: Andréa Oliveria

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS