Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 15/09/2007 às 11h21

53ª Expo de Muriaé supera as expectativas

  A 53ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Muriaé superou as mais otimistas das expectativas. A exemplo dos anos anteriores, o evento teve portões abertos em 2007.

  Tudo foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sindicato Rural, o que permitiu a realização de um evento de qualidade, gratuito todos os dias, pelo terceiro ano consecutivo. Uma festa popular marcada pela organização e segurança, que garantiram o resgate, para as famílias muriaeenses e visitantes, de sua maior comemoração, a mais aguardada em todo o município.

  A segurança, um ponto muitas vezes colocado em questionamento pelos muriaeenses, não trouxe transtorno algum, tudo fruto de conjunto de responsáveis ações desenvolvidas pelo Sindicato Rural, Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, responsáveis por manter a ordem e proporcionar um ambiente de descontração e tranqüilidade para os visitantes e expositores. Foram espalhadas cerca de 20 câmeras de alta definição em pontos estratégicos do Parque de Exposições Lael Varella e, com certeza, a tecnologia contribuiu para que tudo acontecesse da melhor maneira possível.

  Os shows, diversificados e gratuitos, agradaram ao público. Na noite de abertura, quarta-feira (05), a cantora gospel Ludmila Ferber reuniu milhares de evangélicos no recinto do Parque de Exposições. A agitação tomou conta da moçada na quinta-feira (06), com o som da banda “Swing de Palha” e, confirmando as expectativas, a Banda Blitz, que subiu ao palco na sexta-feira (07), sob o comando do cantor e ator Evandro Mesquita, promoveu um verdadeiro “revival” dos anos 80. No sábado, foi a vez de Jorge Vercilo mostrar o melhor da MPB brasileira, com uma pitada de pop e simpatia peculiares ao cantor, que embalou casais com seus hits românticos. 
  Na parte agropecuária, a Exposição de Muriaé promoveu seu já tradicional “Concurso Leiteiro”, com o animal Carine vencendo o Geral Leiteiro com 66.346 Kg e Suzana, em segundo lugar, com 60.540 Kg. Na categoria 35 Kg, sagrou-se campeã o animal Parmalat, com 34.826 Kg e, em segundo, o animal Copa, com 34.706 Kg.

  No “Team Penning”, os vencedores foram: 1º colocado: trio Leonardo Olivier de Paula, Dermeval Olivier de Paula e Gerson Ferreira Varella Filho; 2º lugar: Leonardo Olivier de Paula, Dermeval Olivier de Paula e Sérgio Luiz Ortelan; e, em 3º lugar: Estevão Pedrosa Junior, Bruno Andrade Costa e Felipe Navarro (Cala). O Tean Penning, realizado pelo 4º ano consecutivo, registrando a vitória, pela terceira vez na disputa juntos, de Leonardo e Dermeval. Parabéns aos tricampeões do Team Penning da Expô de Muriaé.

  A caprinocultura muriaeense mostrou toda a sua força e colocou três animais no ranking nacional das maiores produtoras de leite de todos os tempos em concursos oficiais. Anita, do Capril Gameleira, alcançou média de 9,970 Kg/dia, vencendo o torneio e figurando na 9ª colocação na categoria cabra adulta no Ranking de Torneios Leiteiros Oficiais em Todos os Tempos realizados no Brasil - consideração das 20 mais produtivas da categoria. O animal superou, em Muriaé, a atual campeã nacional, Elaine, de Poços de Caldas, que atingiu a marca de 9,036 Kg/dia.

  Os tradicionais Pavilhões Comerciais e Industriais reuniram o que há de melhor na indústria da região, atraindo um público considerável.  Um dos pontos de grande visitação foi o Pavilhão Lácteo, um espaço disponibilizado para exibição dos laticínios produzidos na região.

  Já o Pavilhão Agrícola contou, este ano, com a participação da “Estação Sertaneja”, grupo de violeiros que abrilhantou o local, apresentando, ao vivo, as raízes da música brasileira. Outro destaque foi a exposição “Ases Indomáveis”, do repórter fotográfico da Gazeta de Muriaé, Cícero Gomes Ribeiro, que levou aos visitantes suas impressões durante as coberturas da apresentação da Esquadrilha da Fumaça e do I Encontro de Parapentes.
  Muitas foram as atrações desta 53ª edição da tão aguardada Exposição Agropecuária de Muriaé. O Parque Filadélfia, “point” preferido da criançada e dos adolescentes, os petiscos das barraquinhas, os drinks refrescantes após os shows, mas o melhor de toda a Festa, com certeza, foi o espírito de confraternização dos muriaeenses – típico dos mineiros -, e que contagia todos aqueles que por aqui passam. Mais uma vez, Muriaé dá um exemplo de como se realizar uma grande Exposição e agora, é só aguardar pelo próximo ano que, como todos esperam, será ainda melhor! 

Autor: Cícero Gomes

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS