Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 15/09/2007 às 11h14

Muriaeenses prestigiam desfiles cívicos

   As manhãs de 06 e 07 de Setembro foram movimentadas em Muriaé, graças à presença de centenas de pessoas nas ruas Constantino Pinto e Coronel Domiciano, onde ocorreram os tradicionais desfiles cívicos do “Dia do Muriaeense” e “Dia da Pátria”.

  Antecedendo o Desfile de 06 de Setembro, aconteceu o descerrramento da Placa Comemorativa do plantio da árvore Pau Brasil no ano de 1965, na praça Cel. Pacheco de Medeiros. Na seqüência, a população participou, emocionada, da Homenagem Póstuma a Dr. Antônio Canêdo, na  Avenida Constantino Pinto.

  Por volta de 9h, teve início o Desfile Cívico das Escolas Municipais e representações das Escolas Estaduais e Particulares, que desfilaram todo o seu patriotismo e criatividade diante das autoridades municipais e convidados. A organização ficou a cargo da Secretaria de Educação, muito bem representada pela secretária Municipal Maria Amélia Xaia.

  Já as comemorações de 07 de Setembro tiveram início com uma concentração no Paço Municipal, onde se deu o Hasteamento das Bandeiras ao som do Hino Nacional, executado pela Banda Sociedade Musical União dos Artistas, sob a regência do Maestro José Luis Vargas.

  A solenidade, que teve como orador oficial o professor Luiz Gongaza da Silva, contou com a presença do prefeito José Braz, da primeira-dama Lédia, do Secretariado Municipal, do deputado estadual Bráulio Braz e sua esposa Beth, do presidente da Câmara Municipal, Pastor Wilson Reis, vereadores, representantes da área educativa e centenas de famílias. “Estamos muito honrados em ver a população participando deste dia que é um dos maiores marcos do país”, emocionou-se o prefeito José Braz.

  Saindo do Paço Municipal, as autoridades se dirigiram para o palanque montado à Avenida Coronel Domiciano para assistirem ao Desfile comemorativo da “Independência do Brasil” que, segundo a Fundarte, é uma “manifestação de civismo e grande oportunidade para refletirmos nossas ações para que o Brasil e o nosso município possam avançar, cada vez mais, no sentido de construirmos, com responsabilidade, esse grande país e transformá-lo numa grande Nação”.

  À frente da organização do Desfile da Pátria estiveram a Fundarte, a Secretaria de Desenvolvimento Social e as instituições do município. Para este ano, o tema escolhido foi "Tom do Brasil" - uma homenagem ao ilustre compositor e músico brasileiro Tom Jobim, que abriu as portas do mundo para a Música Popular Brasileira.

  O desfile começou com o a apresentação do 8o Batalhão do Corpo de Bombeiros de Muriaé. Na seqüência, vieram projetos e iniciativas ligadas à Fundarte: Sociedade Musical União dos Artistas, Escola de Música Leonel Vargas, Lira São Tarcísio, Escola de Teatro Gregório de Mattos Guerra, Escola de Artes Visuais Moacyr Fenelon, Biblioteca Municipal Vivaldi Wenceslau Moreira, representantes da Lei de Incentivo à Cultura Alcyr Pires Vermelho, Amigos da Cultura, Departamento de Esportes e Lazer, CBF dos distritos de Macuco, Vermelho, Bom Jesus e Itamuri, Grupo de Tae Kwondo, Escola de Dança Jorge Barroca e Fanfarra.

  A Secretaria de Desenvolvimento Social também levou às ruas demonstrações de suas atividades, por meio dos CMAMs Santa Terezinha, Aeroporto, CAIC e Dom Delfim, Curumim, Clube da Maior Idade, CRAS, AABB Comunidade, Projeto União Faz a Força e Gente Jovem.

  Entre os convidados que fizeram questão de participar da festividade maior do país, destacaram-se o Lions Barra, a Ordem Demolay, o Grupo de Escoteiros Pio XII, o Clube de Aventureiros Pequenos Vencedores da Igreja Adventista do 7° Dia, Clube Arco Íris, Desbravadores, Anjos do Futuro, Igreja Quadrangular, ABMIND e Tiro de Guerra.

  Nesta semana de festas a Administração 2005-2008 mostrou que a união da cultura, solidariedade, arte, talentos e tradições pode fazer de Muriaé uma cidade cada vez mais cidadã e responsável.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriae



Gazeta de Muriaé
HPMAIS