Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 31/08/2007 às 17h15

X Jornada de Ortopedia e Traumatologia

  Com nomes de grande representatividade nacional aconteceu no último sábado (25), a “X Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Paulo”, uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento para os profissionais do interior que, ao longo do dia, puderam assistir a quatro palestras de elevado nível científico.

  O evento foi promovido pelo Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Paulo, através da Comissão Organizadora composta pelos médicos Dr. Cláudio Pompei, Dr. Gustavo de Oliveira Ribeiro, Dr. Hennio Alves Silva, Dr. Manoel Torres Neves Neto, Dr. Ricardo Cassiano Latini Veiga, Dr. Ricardo Nacif Antunes e Dra. Thais de Mello Neves. Também participaram da organização os fisioterapeutas Dra. Adriana do Espírito Santo, Dra. Daniela Machado Lacerda, Dr. Eduardo Medeiros Mazorche, Dra. Fabíola de Oliveira Ramos e Dra. Sílvia Cristina de Almeida.

  “Este é um evento de uma importância muito grande, visto que é o décimo que realizamos, anualmente, trazendo pessoas de renome nacional e internacional. Fizemos uma organização de acordo que, além de trazer conhecimentos, irá permitir trocar experiências com todos os colegas. Aproveitamos neste evento tanto os ortopedistas quanto os fisioterapeutas e, mais uma vez, todos que trabalham no Hospital São Paulo estão de parabéns porque um evento como este não é fácil de realizar sem a participação de todos; somos um conjunto”, afirmou Dr. Cláudio Pompei.

  A “X Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Paulo” começou com a palestra do fisioterapeuta Dr. Lúcio Sleutjes, diretor da Faculdade Vértice e coordenador do Curso de Fisioterapia da FAMINAS. Ele abordou a questão da importância da integração da equipe multiprofissional de saúde, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e todos os profissionais que participam deste tipo de atividade.

  O Dr. Marcelo Bachk Sternick, presidente da Regional Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, levou aos presentes o tema “Tratamento de Osteomielite Hematogênica Aguda” e de casos clínicos relativos a tal abordagem. “O tratamento de osteomielite na criança - uma infecção óssea relativamente comum - deve ser urgente e normalmente tem uma boa evolução; caso contrário, pode deixar seqüelas para o resto da vida”, frisou.

  A Jornada também abriu espaço para a apresentação de profissionais da Terapia Ocupacional e, entre eles, Dr. Ives Pereira, que mostrou a atuação da área nas lesões de mão, ressaltando como é possível a reabilitação do paciente e seu retorno a uma vida o mais funcional possível. Segundo o especialista, este é um ramo da Terapia Ocupacional que vem crescendo em todo o mundo.

  Presença marcante no encontro foi a do presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Dr. Marcos Esner Musafir, do Rio de Janeiro, que falou sobre o Politrauma em seu tratamento inicial, apresentando alguns casos clínicos.

  Após o coffee break, na parte da tarde, foi a vez do presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica, Dr. César Luiz de Andrade Lima, abordar o “Tratamento conservador das fraturas na criança”, também com apresentação de casos. Para ele, o evento é uma grande oportunidade de revitalização do saber médico: “O Hospital São Paulo já é pioneiro na realização desses encontros que misturam uma arte de formalidade - pelos temas que aborda - e da informalidade, com a participação de diversas pessoas da região. É muito importante porque, além de se ter contato com diversos colegas, serve para atualizar os profissionais que trabalham na região, trazendo aquilo que aprendemos na participação de Congressos nos grandes centros”.

    Presente à X Jornada de Ortopedia Traumatologia do HSP, o presidente da Seccional da Zona da Mata da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia de Minas Gerais, Dr. Valdeci Manoel, destacou a relevância do evento: “É muito importante a realização de Jornadas e Congressos porque é assim que o médico vai poder se atualizar, trocar idéias e tratar melhor o seu paciente, conhecer técnicas novas de tratamento e se inteirar sobre campanhas para evitar acidentes. Fica muito difícil para que o médico ir a Congressos realizados nos grandes centros; então, é mais prática a realização de Jornadas abordando os temas”, disse.

  O presidente da Sociedade Médica de Muriaé, também deixou seus comentários e admiração pela iniciativa de mais uma edição da Jornada: “Mais uma vez Muriaé mostra a sua postura de fazer educação continuada. O Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Paulo, que tem o Dr. Manoel como chefe, tem a alta complexidade, um privilégio de poucos municípios mineiros. É a 10ª Jornada do Hospital São Paulo e isso, por si só, já revela a importância do evento. Estamos muito contentes com a realização de mais este encontro em Muriaé”.

  “Estamos num dia muito alegre por receber os nossos colegas, que vieram nos prestigiar nessa X Jornada e, para tal, escolhemos profissionais altamente gabaritados, representantes da ortopedia brasileira, para trazer mais conhecimento para a nossa região. Não medimos esforços e estamos muito alegres realmente porque estamos vendo o grande sucesso deste evento. O Serviço de Ortopedia do Hospital São Paulo é credenciado em alta complexidade, tem uma referência muito ampla, abrangendo desde Ubá até Caratinga; somos ponto de referência desta região”, afirmou Dr. Manoel Torres Neves Neto, membro da Comissão Organizadora.

  Participando pela primeira vez da Jornada de Ortopedia e Traumatologia, o ortopedista Hennio Alves da Silva, que está em Muriaé há cerca de seis meses, reconhece a grandiosidade da realização e, por isso, também participou da organização do evento. “Este evento vem promover o congraçamento de ortopedistas de Muriaé e região, e tem o intuito de trazer o conhecimento científico e a confraternização entre a classe médica, aliado à presença de vários fisioterapeutas que podem acompanhar e trazer a sua experiência. É difícil trazer para uma cidade do interior nomes de tanto significado para a medicina como vimos aqui hoje. É um orgulho para todos nós fazer uma Jornada com um padrão como estamos fazendo hoje”.

  A diretora administrativa do HSP, Rita de Cássia Pereira de Castro, acredita que o evento contribui para o crescimento do Hospital. “Hoje temos alta complexidade em Ortopedia e uma equipe da área que realiza os procedimentos de alta e média complexidade na internação, os procedimentos ambulatoriais e no Pronto Socorro. Isso só engrandece o Hospital São Paulo, porque temos aqui alunos de diversas instituições como UNIG, FAMINAS e a gente vê a preocupação dos ortopedistas em melhorar o atendimento à população de Muriaé e região”.

   Ao término da X Jornada, feliz com o resultado final do trabalho de toda a equipe de Ortopedia, Traumatologia e Fisioterapia do Hospital São Paulo, Dr. Cláudio Pompei frisou os avanços que vêm permeando a história do Hospital São Paulo, destacando os bons frutos junto à comunidade. “Hoje temos uma equipe bem entrosada com um grande interesse que é o atendimento à comunidade e à região. Isso é muito importante porque quando temos uma equipe, que vê o bem do próximo; acredito que ela tem futuro e, certamente, irá colecionar grandes conquistas, sendo que o mérito é do conjunto de profissionais que compõem esta mesma equipe. A nossa é formada por cirurgiões de coluna, mão, ombro, joelho, quadril e trauma. Todos trabalham em conjunto, em dificuldades que, antes, existiam na região, fazendo com que, muitas vezes, os pacientes tivessem que ir para outras cidades à espera de uma prótese de quadril, por exemplo. Problemas como esses, estamos agora conseguindo solucionar no Hospital São Paulo”, finalizou Pompei.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS