Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 31/08/2007 às 09h22

Semana de combate ao fumo

  Parece desnecessário, mas ainda existem pessoas que necessitam de ser esclarecidas sobre os riscos do fumo, e, não são poucas. Segundo informações do Ministério da Saúde, as pessoas, apesar das campanhas publicitárias, estão cada vez mais cedo se entregando ao vício do fumo. Por este motivo, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Faminas, realizaram quarta-feira, dia 29, um dia de combate ao tabagismo.

   O evento aconteceu no centro da cidade, na praça João Pinheiro e durante todo o dia acadêmicos, professores e profissionais da secretaria estiveram oferecendo informações aos que ali passavam.

   Clarissandra Araújo Botaro, professora de Fisioterapia da Faminas, responsável pelos PSFs dos bairros São Pedro, Inconfidência e Marambáia, comentou que realizaram um trabalho de orientação junto à população sobre os malefícios do fumo, além de aferição de pressão arterial e aplicação de um questionário para levantamento da quantidade de fumantes que existem na cidade: "Já existem estudos científicos que afirmam que a utilização do cigarro, tanto os fumantes ativos quanto os passivos, que são as pessoas que convivem com a fumaça do cigarro, adquirem, com uma incidência maior, doenças cardiovasculares e câncer de pulmão, por exemplo; então, o sentido da nossa atuação é fazer esta prevenção alertando a população quanto os riscos do fumo". Também participaram da campanha Roberta Xavier (Fisioterapeuta) e Janine Dagnoni (Psicóloga).

  O Secretário de Saúde, Dr. Marco Guarino de Oliveira, comentou que estas ações de prevenção são ações típicas da secretaria: "É um evento muito importante porque o fumo é uma das maiores causas de doenças de internação e de incapacidade para o trabalho precoce e cada vez mais, apesar de haver tanta campanha, as pessoas começam a fumar cada vez mais cedo. E mais cedo tendo complicações como doenças cardiovasculares e respiratórias, e todos os problemas que o fumo vem trazendo para a população; o custo disto para o país é muito alto".

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS