Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 31/08/2007 às 09h18

Gestores da Zona da Mata se reúnem em Muriaé

  Ocupando uma posição atual de Pólo Regional de Saúde, Muriaé se destaca pelo considerável crescimento que vem alcançando nesta área nos últimos quatro anos. Contudo, é sempre preciso primar pela excelência do trabalho e pelas melhores condições a serem oferecidas aos pacientes, o que só é possível através de uma gestão eficiente e dinâmica, que tenha em mente a importância da capacitação dos profissionais e o emprego adequado dos recursos disponíveis.

  No intuito de nortear os gestores de saúde nestes caminhos, a Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Saúde, e com apoio da Fundação Cristiano Varella, realizou, na última terça-feira (28), no auditório da Fundação, o “I Seminário de Gestores da Zona da Mata”, reunindo profissionais de toda a região para as palestras da psicóloga Dra. Margareth Rose Toledo e do Subsecretário de Atenção Secundária da Secretaria de Saúde, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental, Dr. Ivan Chelb.

  Na abertura, o prefeito José Braz destacou a importância do encontro para o município: “Este primeiro Seminário é muito importante para Muriaé e toda a nossa região, principalmente por proporcionar um momento de troca de idéias entre os Secretários Municipais de Saúde e demais profissionais do setor. E Muriaé sai na frente com 23 Postos de Saúde da Família, muito bem organizados, com ótimo atendimento à população e que servem, com certeza, de exemplo para várias outras regiões”.

  “O objetivo é reunir todos os secretários da região, no sentido de trocarmos informações e nos atualizarmos em relação ao Pacto de Saúde, já que o Dr. Ivan é uma pessoa extremamente atualizada, que vem acompanhando toda essa evolução na área de saúde, e também aumentar a referência do município, o que é importante para Muriaé como Pólo de Serviço. Quanto à gestão, é importante não só melhorar no âmbito hospitalar, pois devemos começar pela gestão básica. O importante é que lá na ponta, lá no PSF, o paciente já seja bem atendido, tenha acesso aos recursos e seja bem encaminhado, para evitar, inclusive, que chegue nessa assistência terciária”, completou o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Marcos Guarino.

  A primeira palestra do Seminário ficou a cargo da psicóloga e assessora do grupo S&J de Belo-Horizonte, Dra. Margareth Rosa Toledo, cujo tema foi “Liderança em Saúde”, um aspecto fundamental para que haja novas alternativas na busca de mudanças. Ela abordou as características das organizações, principalmente as de Saúde Pública, encaminhando sugestões para essas lideranças. “Pretendo deixar para os gestores uma mensagem de que para se realizar qualquer atitude na parte de liderança, é preciso ter conhecimento, buscar essa capacitação constante e, em segundo, querer fazer, ter a vontade de lidar com pessoas, de realmente servir às pessoas e saber que, de uma determinada atitude, depende a vida de muita gente”, frisou a palestrante.

    Já o segundo palestrante, o Subsecretário de Atenção Secundária da Secretaria de Saúde, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental, Dr. Ivan Chelb, debateu o Pacto pela Saúde, um conjunto de compromissos que serão assumidos, de maneira tripartite, pela União, estados e municípios, quanto a uma nova agenda pela saúde, com algumas diretrizes prioritárias - como a saúde dos idosos, a atenção básica e a promoção da saúde. “O pacto estabelece novos compromisso para a revisão da programação pactuada e integrada, que é o mecanismo que os gestores municipais e estaduais utilizam para ordenar o fluxo de acesso dos usuários a serviços de média e alta complexidade. Há, ainda, a necessidade de reconcebermos o Plano Diretor de Investimento (PDI) do Estado de Minas Gerais, alocando recursos financeiros em prioridades regionais definidas pelo conjunto de gestões municipais, e também de tentar disciplinar as emendas parlamentares, que têm uma grande importância, desde que corretamente utilizadas para estruturar serviços ou equipar unidades assistenciais”, explicou Chelb.

  Ele abordou, ainda, a necessidade da regulamentação da Emenda Constitucional 29, que representou um importante avanço para diminuir a instabilidade no financiamento que o setor de saúde enfrentou a partir da Constituição de 88. “Temos que avançar na discussão do co-financiamento do SUS através da regulamentação da Emenda, aprovada em 2000, determinando que a União aportasse recursos crescentes de acordo com o crescimento do PIB, ano a ano, aos Estados, destinando, no mínimo, 12% de seu orçamento em saúde e, aos municípios, cerca de 15%, a partir de 2004. Infelizmente, somente sete estados brasileiros cumprem o determinado pela Emenda e, portanto, faz-se necessária sua regulamentação para disciplinar, inclusive, o que são os gastos em saúde”, complementou.

  Presente ao “I Seminário de Gestores da Zona da Mata”, o presidente da Sociedade Médica de Muriaé, José Carlos Alves Cerqueira, comentou: “Nós dissemos muito que, no país, se gasta pouco em saúde, mas que também há problemas de gestão, e isso é verdade, porque não basta ter o recurso, tem que saber aplicar corretamente, no efetivamente necessário, evitando gastos supérfluos, pois se o recurso já é pouco, é conveniente que seja bem aplicado. É importante que evento como este aconteça, porque gerir é coisa séria, assim como é séria e grande a responsabilidade que o gestor tem com o dinheiro público”.

  Entre os muitos gestores participantes do evento, a diretora administrativa do Hospital São Paulo, Rita de Cássia, ressaltou: “Acho que foi de grande valia para Muriaé e região, pois hoje recebemos mais de cem municípios através de atendimentos em alta complexidade, que são os serviços de Oncologia, Ortopedia, Neurocirurgia, Cardiologia e outros exames. Com esse Seminário, será possível nortear os secretários, conscientizando-os quanto à importância do remanejamento e da alocação de recursos nos quais realmente se dá a prestação de serviço; então, isso, para Muriaé vai fazer a diferença”.

  Já o administrador do Prontocor, Fabiano Segueto da Silva, acredita que a iniciativa foi um passo relevante para a modernização para a qual o município caminha. “É importante para a cidade e para a região trazer esses eventos, principalmente pela conscientização dos gestores quanto à responsabilidade que temos nas mãos. Creio que será um grande avanço, o pontapé inicial para essa nova realidade, para essa modernização que estamos trazendo, essa nova realidade de atendimento e de comportamento da região, em especial, visando o usuário, que é o maior beneficiado de tudo isso”, resumiu Segueto.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS