Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 21/08/2007 às 15h07

PSF do Marambaia: informação e prevenção

Equipe PSF Marambaia

Funcionando sob coordenação da especialista em dermatologia, Dra. Renata Gonçalves Machado, o Posto de Saúde da Família do bairro Marambaia, atende aos moradores do Vale Verde, Kennedy e do Inconfidência I e II.
  “Nosso objetivo é levar informação à população, visando prevenir algumas doenças sistêmicas que, a longo prazo, acarretam complicações às vezes irreversíveis - como hipertensão arterial e diabetes. Também fazemos a prevenção do câncer, como o de mama, cólo uterino e, no homem, próstata, para evitar que não ocorram. A gente acaba tratando, ainda, outros tipos de doenças, levando informação, principalmente através da educação e da assistência médica”, diz Dra. Renata.
  O PSF do Marambaia atende a cerca de 30 pacientes por dia. Muitos deles possuem prontuários na unidade, nos quais constam nome, endereço, idade, doença de base e a enfermidade que os levou a procurar atendimento em determinada ocasião.
  “Também fazemos visitas domiciliares, chegando a pacientes que, antes, não tinham acesso à saúde, como aqueles acamados, às vezes obesos, ou que sofrem de seqüelas de hipertensão arterial, de acidente vascular cerebral e, portanto, estão imobilizados. Antes, eles não eram assistidos, pois não havia o programa; hoje, a gente praticamente leva a saúde para a casa deles”, completa a médica.
  Dra. Renata é conhecida entre os pacientes pela sua atenção extremada e disponibilidade durante as visitas domiciliares, como conta a moradora Marcilene Fernandes. “Ela é uma médica muito boa, vai às casas, dá grande atenção, não temos nada o que reclamar dela. Quanto ao Posto, desde que foi aberto, já nos ajudou bem, pois antes a gente tinha quer ir até o bairro do Porto. O atendimento é bom, vai tudo muito bem. O único problema por enquanto tem sido a questão do material para a obturação, que ainda não chegou, e também da médica, que gostaríamos que viesse aqui direto e não apenas duas vezes por semana”, solicita a moradora.
  Quanto à freqüência dos atendimentos, a enfermeira do PSF Marambaia, Jucinéia de Fátima Ribeiro, esclarece: “Nós trabalhamos três dias no bairro Inconfidência e dois no Marambaia, onde o foco da atenção maior são as crianças e os adolescentes, devido à grande incidência de gravidez. Estamos fazendo trabalhos educativos para diminuir essa incidência e, no Inconfidência, nos voltamos mais para grupos de hipertensos e diabéticos, promovendo caminhadas, por exemplo. Nós vemos as prioridades de um bairro e de outro”.
  Segundo Julcinéia, que atua na área há seis anos e meio, foi a partir da experiência com diabéticos que surgiu o trabalho apresentado durante o “I Simpósio de Atenção à Saúde”, realizado nos dias 06 e 07 de julho, no Hospital São Paulo: “A gente faz reuniões mensais com o grupo do Inconfidência, controle de medicamentos, enfim, acompanhamos mesmo”.
  Formado por um médico, uma enfermeira, um auxiliar de saúde e cinco agentes comunitários, a equipe do PSF sempre pôde contar com o apoio dos presidentes de bairro para superar as dificuldades, o que mostra seu engajamento na comunidade. Para o próximo empreendimento – a construção de um posto que não seja alugado, mas comprado, de forma a facilitar outras obras – os moradores e a equipe do PSF aguardam as ações da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde.
“O PSF Marambaia sempre foi um posto de aluguel, não é um prédio próprio, já o do Inconfidência é um prédio próprio, então é possível organizar melhor. Mas a Administração já nos prometeu conseguir o local para iniciar a construção. A previsão é que se faça na quadra, ao lado da Igreja, de forma que fique entre os dois bairros - Marambaia e Vale Verde”, conclui a enfermeira.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS