Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 11/08/2007 às 09h15

S.S. reforça ações nos bairros

  Mais de seis meses se passaram e a população de Muriaé ainda não conseguiu esquecer os dias de desolação decorrentes das enchentes do início deste ano.

  Felizmente, os danos se restringiram às perdas materiais, graças ao resgate efetuado pelo Corpo de Bombeiros e à atuação preventiva da Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes dos PSFs que se dispuseram a trabalhar junto às comunidades. Para se ter uma idéia, ainda na primeira enchente, ocorrida em 05 de janeiro, 1.050 pessoas já haviam sido vacinadas em apenas 12 horas de campanha.

  Ao todo, o prefeito José Braz conseguiu oito mil doses junto ao Governo Estadual, entre as quais, vacinas contra a febre amarela e hepatite B, anti-tetânica, triviral (que previne contra rubéola, caxumba e sarampo) e DTP (contra difteria, tétano e coqueluche). A atenção da Secretaria de Saúde de Muriaé também foi voltada para os focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.

  Mas todo esse trabalho não foi efetuado apenas durante as enchentes. A vacinação, por exemplo, prosseguiu enquanto duraram as doses. E agora, para complementar as ações do início do ano, a Secretaria Municipal de Saúde vem reforçando as buscas e a vacinação nos bairros mais afetados. No dia 04 de agosto, às vésperas de se comemorar o “Dia Nacional da Saúde”, o mutirão chegou aos bairros Santana, José Cirilo, Franco Suíço, Bom Pastor Santana 2, onde foram visitadas 550 residências.

  “No primeiro momento, nós distribuímos um panfleto orientando as pessoas sobre a enchente; no segundo, vacinamos oito mil pessoas e, agora, seis meses depois, estamos fazendo uma busca, procurando casos tardios de hepatite, porque é uma doença de aparecimento tardio, que não surge logo no início do contato com a água, mas um pouco depois, a partir dos quatro ou seis meses. Então, por isso estamos indo às casas dos moradores, essa é a hora certa para instruir e procurar alguma doença que a enchente possa ter trazido à população desses bairros”, explicou Dr. Marcos Guarino, secretário Municipal de Saúde.

  Se, durante todo o primeiro semestre, a Secretaria de Saúde se voltou para os distritos, com o programa “Saúde em Casa”, agora é a vez dos bairros da cidade receberem maior atenção – além do já conhecido trabalho dos Postos do Programa de Saúde da Família. Nas visitas do mutirão, a equipe dos PSFs se dedica a instruir, prestar esclarecimentos e, principalmente, aplicar questionários que possam identificar possíveis patologias decorrentes das enchentes. “Com esse reforço, estamos aproveitando também para acertar os cartões de vacinação das crianças, pois muitos estavam atrasados”, disse Guarino.

  O secretário explicou, ainda, o que é feito em caso de detecção de alguma doença: “Partimos imediatamente para a coleta de sangue, monitoramento da região, dos familiares e dos vizinhos, principalmente no caso de hepatite. Estamos fazendo é uma atividade preventiva mesmo, pois, felizmente, não tivemos casos de doença confirmada pelas enchentes, mas não queremos ser surpreendidos. Se encontrarmos algum caso, vamos tentar cortar o mais rápido possível”, assegurou.

  O empenho da Secretaria de Saúde, tanto durante as cheias quanto agora, através das atividades de busca e reforço, vem sendo reconhecido pelos moradores dos bairros que recebem as equipes e o próprio Secretário Dr. Marcos Guarino, em suas residências: “Recebemos toda assistência da Prefeitura. No início, com roupas, cestas, artigos de limpeza, utensílios domésticos como geladeiras e fogões; tivemos as vacinas, a assistência do PSF e, agora, através desse novo trabalho, estamos recebendo vários profissionais da Saúde e até o Secretário Dr. Marcos Guarino, o que mostra a preocupação desta administração com a população. É também uma boa oportunidade de desmentir alguns dados de outros jornais que publicaram matérias dizendo que algumas pessoas do bairro não estavam sendo assistidas. Nós tivemos toda a assistência, inclusive na recuperação das casas - mais de 100 foram recuperadas através de limpeza e pintura -, por meio do trabalho da Prefeitura em parceria com o Governo de Minas Gerais. Posso afirmar isso porque sou testemunha, acompanhei todo o trabalho, que foi coordenado, aqui no Santana, pela Associação de Moradores. A gente viu os recursos chegando, participou da distribuição e não existe essa questão de que o bairro não foi assistido, pois tudo o que foi preciso, a gente teve”, relatou o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Santana, Luiz Magalhães.

  Nenhuma dessas ações da Secretaria Municipal de Saúde seria possível sem a disponibilidade dos profissionais para o trabalho em equipe e, por isso, Dr. Marcos Guarino agradece aos seus “companheiros”: “A atitude do PSF é sempre a prevenção. E nossa equipe toda trabalha nesse sentido. Quero agradecer ao pessoal do PSF que esteve aqui hoje, trabalhando voluntariamente, em pleno sábado, mais uma vez com boa vontade, sempre pensando em ajudar a comunidade de Muriaé”.

  O reconhecimento também vem por parte dos moradores, que sabem que podem contar com um serviço humanitário, preciso e de primeira qualidade: “O programa está de parabéns. Eu moro no bairro e sou muito chegado à enfermeira-chefe do PSF, a Salomé. Sempre procuro dar apoio durante as dificuldades e nós vemos que ela é uma pessoa muito empenhada com a saúde. Para mim, a secretaria está de parabéns pelo serviço da saúde clinica”, concluiu o morador do Santana, ligado às lideranças do bairro, Davi Lacerda.

  Boa parte do período em que aconteceu do mutirão, o prefeito municipal, José Braz acompanhou de perto as atividades da Secretaria de Saúde, confirmando junto aos moradores a satisfação pelo trabalho realizado.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS