Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 11/08/2007 às 09h11

Semana do Estudante mobiliza Escola São Paulo

  Trabalho em equipe, solidariedade e convivência social foram os ensinamentos deixados pela “Semana do Estudante”, promovida, entre os dias 03 e 10 de agosto pela Escola São Paulo.

  Durante toda a semana, professores e funcionários da entidade se prepararam para proporcionar aos alunos atividades variadas, com uma programação intensa, que envolveu as áreas cultural, social e artística. Com gincanas esportivas e de conhecimento geral, shows de calouro e caricaturas, a Escola São Paulo despertou os jovens estudantes para questões da atualidade, entre elas o espírito humanista que precisa ser retomado, com urgência, em nossa sociedade.

  O objetivo desse trabalho é resgatar o espírito de mudança da juventude que, outrora, soube fazer valer seus direitos e lutar pela igualdade social, na busca de uma nação mais justa. Não há como negar que a realidade poda muitos dos sonhos dos estudantes, quando os confronta com um mercado de trabalho injusto, que não valoriza o tempo dedicado aos estudos. O sucesso, o poder e o dinheiro acabam tomando lugar dos grandes projetos humanitários e, por isso, é preciso cultivar, desde cedo, a fraternidade e a convivência, para que, futuramente, os alunos se tornem profissionais capazes de trabalhar em equipe, de tomar consciência da realidade que os cerca e de ter “armas” para mudá-la, com dignidade e justiça, para melhor.

  De acordo com o professor Baldanza, organizador das atividades, a “Semana do Estudante”, tem, entre muitas de suas metas, o propósito de despertar a humanidade que cada pessoa guarda dentro de si. “Dentro deste evento, nós fazemos uma campanha social que, neste momento, está voltada para uma atitude humanista, através da qual os alunos saem às ruas para arrecadar donativos e alimentos para serem distribuídos a entidades filantrópicas da cidade, como El Shaday, Comvida, Casa das Meninas, Apae, Lar Ozanan e Sociedade São Vicente de Paula. É um trabalho que tem um caráter de socialização e integração, pois queremos que nossos alunos, através da convivência com outros setores da vida econômica da cidade, passem a integrar, direcionar e a conhecer os diferentes tipos de pessoas da cidade e sua vivência”, explica ele.

  Esta foi uma forma que a Escola São Paulo encontrou de homenagear seus alunos, antecipando o “Dia do Estudante”, comemorado a 11 de agosto. Embora já venha sendo realizado há cerca de cinco anos, o trabalho tem “gostinho” de novidade, pois se trata de um conhecimento prático, que coloca os jovens em contato direto com a realidade que os cerca. Na verdade, um aprendizado tanto para eles, os alunos, quanto para nós, a sociedade, como conta Baldanza: “Os alunos aprendem, tanto na existência prática, quanto na social a se doar. Aprendem aquilo que o maior dos seres humanos que já andou entre nós, e que não é mais humano (Jesus), trouxe como sua maior mensagem – de que não podemos viver, esquecendo-nos dos outros, em momento algum”.
  Quer lição melhor que essa?

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: ESP



Gazeta de Muriaé
HPMAIS