Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 11/08/2007 às 09h05

Reianldo Dornelas quer solução para as enchentes

Vereador aponta local onde sugere ser implodido

  Na última sexta-feira (03), o vereador do PMDB, Reinaldo Dornelas, apresentou à Câmara Municipal, no Plenário de João Evangelista Bandeira de Mello, uma indicação a ser apresentada ao prefeito José Braz, e que pode contribuir, em muito, para solucionar o problema das enchentes em Muriaé.

  O vereador, por meio de sua indicação, solicita aos deputados Lael Varella e Bráulio Braz a desobstrução do Rio Muriaé, a partir da quebra da pedra que forma a Cachoeira da Prainha, próximo à ponte do bairro da Barra, à Rua Gil Moreira, acesso à BR 116. Nesse ponto, o Rio tem uma queda de 2,20 m de altura, represando suas águas até o bairro Santana. Tal trecho, que antes tinha uma profundidade de quatro metros, encontra-se, atualmente, excessivamente assoreado.

“Nós já tivemos uma experiência como essa antes e houve resultados, resolvendo o problema, No Rosário, alguns anos atrás, sempre que havia chuvas mais intensas, nós tínhamos enchente, até que aconteceu uma enchente muito grande. Agora, estourando essa pedra da Prainha, iremos resolver o problema da mesma forma que resolveu a Cachoeira do Rosário”, disse o vereador.

  A enchente grandiosa a que Reinaldo Dornelas se refere é a de 1946, que acabou atingindo o centro da cidade. Este fato levou os políticos da época a tomarem providências e, somente a partir da eliminação da Cachoeira do Rosário, acabou-se com o problema.

  O objetivo da proposta de Reinaldo Dornelas é semelhante ao que ocorreu no passado: permitir que, com a retirada da pedra, o rio sofra, em direção à alta nascente (Miraí), uma baixa de até 2,20 m em suas águas, o que permitirá que sua caixa apresente uma capacidade muito maior para sua vazante, solucionando a questão das enchentes nos bairros Franco Suíço, Cavalier, Dornelas, Napoleão, Florestal, José Cirilo e região ribeirinha.

  “Isso iria beneficiar os moradores direta e indiretamente. Afetaria não só as pessoas que moram na região, como o pessoal que vem para a escola, moradores de outras cidades. Uma enchente como a que tivemos no início do ano, é prejuízo, não só para os moradores, mas também para todo o município, porque os comerciantes deixam de vender e temos grandes transtornos. Além disso, não sabemos o que pode acontecer na próxima enchente. Olhando o rio na direção da cachoeira para a nascente, dá para ver que a nascente está totalmente parada, sinal de que está sendo obstruída pela cachoeira. Como morador do bairro Dornelas e conhecedor desses problemas, vejo como única solução a eliminação da Cachoeira da Prainha”, justificou Reinaldo.

  Aprovado pela Câmara de Vereadores no dia 06 de agosto, o projeto depende, agora, da ação em conjunto dos políticos muriaeenses, como explica Reinaldo Dornelas: “Eu gostaria que os políticos - nossos deputados e o prefeito - se interessassem da mesma forma que os políticos daquela época se interessaram para resolver o problema do Rosário, numa época em que tudo era mais difícil, o maquinário, etc, tudo era mais precário. Hoje nós temos maquinário eficiente, temos condições de fazer isso dentro da tecnologia”.

  Ele também reconhece que se trata de um projeto dispendioso, mas acredita que a união de forças políticas possa viabilizá-lo. “É uma questão de prioridade querer resolver o problema de um bairro, comunidade, região, e essa é minha reivindicação, que já vem sendo feita há algum tempo. Vimos que as pedras já estão furadas, o que mostra que houve até tentativa de se fazer, mas há o problema da falta de recursos. Realmente é uma obra que tem um custo mais alto e é por isso que estou também apelando para os deputados, para que, junto com o prefeito, somem forças. Foi essa a proposta do prefeito na eleição: unir forças com o vice-presidente, deputados e outras lideranças para conseguir verba para obras prioritárias e, em minha opinião, essa é uma prioridade para uma região que está crescendo a cada dia mais”, destacou Reinado Dornelas.

  Para o vereador, este é um momento importante para a tomada de soluções, aproveitando a época de estiagem. “A gente tem que fazer, pelo menos, aquilo que está ao nosso alcance, com o objetivo de evitar o máximo que pudermos. Na minha função de vereador, sempre procurei primar pela apresentação de propostas que possam resolver problemas. Eu não gosto de ficar denegrindo imagem de prefeito ou de outros políticos, não é esse meu objetivo. Meu objetivo é apresentar sugestões, dar opinião e ver o que o povo precisa e necessita”, finalizou.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Reinaldo Dornelas



Gazeta de Muriaé
HPMAIS