Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 26/07/2007 às 17h41

Carreata de São Cristóvão movimenta a cidade

  São Cristóvão é sempre lembrado durante as viagens, pois é conhecido como o “Patrono dos Motoristas”. Nasceu na Palestina e passou sua infância em meio pagão, tornando-se cristão através de um eremita, que lhe ensinou a prática da caridade. Devido à sua altura, entrou para o serviço militar, sendo feito mártir no ano de 250.

  Há muitas lendas em torno da vida de São Cristóvão, cujo nome significa "Portador de Cristo". Serviu a inúmeros reis e até a Satanás, mas, ao descobrir que este temia a Jesus Cristo, decidiu ir em busca do Senhor. Certo dia, à beira de um rio, encontrou um homem que lhe disse que, se ajudasse as pessoas a atravessar o rio – sobre o qual não havia ponte - estaria fazendo o bem e, por certo, encontraria Jesus.

  Assim, em certa ocasião, uma criança lhe pediu ajuda. Durante a travessia, o rio começou a encher, a correnteza e o vento ficaram fortes e a criança começou a pesar, fazendo com que braços e pernas de Cristóvão fraquejassem. Mas ele prosseguiu. Ao final do trajeto, o menino lhe disse: "Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves".

  Em Muriaé, para homenagear o “Patrono dos Motoristas”, a Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Porto, preparou um “Tríduo em Louvor a São Cristóvão”, realizado entre os dias 20, 21 e 22 de julho, com celebrações, leilões e bingos.

  No domingo (22), as comemorações foram especiais, tendo início às 06h, com a “Alvorada” e queima de fogos, seguida de uma Missa Festiva e Ação de Graças para todos os motoristas.

 Por volta das 10h30, a já tradicional Carreata com a imagem de São Cristóvão movimentou a cidade, seguindo pela BR 356, no sentido do Bairro da Barra e terminando à Rua Cel. Pereira Sobrinha. Nesse local, deu-se a benção dos veículos e dos motoristas.

  “Esse ano a Carreta superou nossas expectativas porque teve um grande numero de participantes e por ser uma tradição. Sabemos que se trata de uma tradição, mas temos preocupação em responder aos anseios da população sem perder de vista a devoção a São Cristóvão e a evangelização que tem há por trás dessa devoção. Não nos interessa somente a mera devoção pela devoção, a gente pensa na evangelização: como ser São Cristóvão no tempo de hoje, como seguir o exemplo de São Cristóvão”, explicou Padre Silas.

  Após a “Carreata de São Cristóvão”, a festividade foi encerrada com um almoço no São da Paróquia do Porto. Para o Padre Silas, o sucesso dessa realização deve-se ao trabalho em parceria, à participação popular e a vontade da sociedade em ajudar:

  “Tivemos um apoio fundamental da Polícia Militar e da Polícia Civil, que nos acompanharam durante o trajeto, e um grande apoio de nossos patrocinadores, do pessoal da Automecânica Vasmá, que abraçou a causa com empenho, nos ajudado a fazer com que tudo acontecesse, através do trabalho, do carisma e da doação. No mundo de hoje, com a correria do trabalho, eles encontraram um tempinho para trabalhar com a gente e manter viva essa tradição. Essa é nossa alegria, saber que temos pessoas com quem contar na sociedade, que não lutamos sozinhos e que temos pessoas que assumem com seriedade e competência o trabalho”, agradeceu o pároco.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS