Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 26/07/2007 às 17h28

Nova Governadoria do Lions toma posse em Muriaé

  A Associação Internacional de Lions Clubes reuniu-se em Muriaé, no último final de semana – 21 e 22 de julho – para a instalação do Gabinete da Governadoria do Ano Leonístico 2007/2008. O evento, marcado por também ser a 1ª reunião do Conselho Distrital LC-12, começou na manhã de sábado, com o encontro do novo Governador do Lions, Waldemar Montezano, com os Presidentes de Região e Divisão.

  “Depois que tomamos posse em Chicago, nos Estados Unidos, tivemos que montar nossa Governadoria aqui em Muriaé. Portanto, convocamos os clubes que pertencem ao Distrito LC-12 para estarem presentes na cerimônia de posse, reunindo hoje nosso Gabinete, Assessores Distritais, que se dividem em Presidente de Divisão e Região, além de Assessores de vários programas que o Lions realiza, como o Meio Ambiente, o “Visão em primeiro lugar”, problema relacionados às drogas e muitas outras atividades voltadas para pessoas mais necessitadas”, explicou Waldemar Montezano.

  A cerimônia prosseguiu à tarde, com a Primeira Sessão Plenária que, após a composição da mesa, foi seqüenciada pela entrada solene do Pavilhão Nacional no recinto, pelas mãos de membros do Tiro de Guerra, ao som da Banda de Música de Muriaé. A Bandeira do Brasil recebeu as saudações da CaL Avany Barros da Silva Melo.

     Pronunciaram-se o prefeito de Muriaé, José Braz e a anfitriã do clube Muriaé Barra, CaL. Rosely Olímpia de Melo Azevedo.

  Depois da apresentação do Relatório do Ano Leonístico 2006/2007 realizada pelo EGD CL José Morais de Castro Sobrinho, que também discursou, fizeram uso da palavra os secretários Wilson Naves e o tesoureiro CL Pedro Correia Pereira. Seguiu-se, então, à transmissão de Cargo da Governadoria 2006/2007 para 2007/2008.

  A tomada de posse da atual Governadoria começou com a Troca das Bandeiras pelos Governadores e suas Domadoras e pelo pronunciamento do Governador Waldemar Montezano, que apresentou seu lema, programas e metas, nomeando as Comissões Técnicas e cedendo a palavra a membros de sua equipe – a Secretária CaL.

  Tânia Braga Gusman e o tesoureiro CL. Luís Dagnoni Filho. Para comemorar a posse, os membros se reuniram em uma “Noite do Companheirismo”, com jantar dançante, no Muriaé Tênis Clube.

  “Unidos para servir” foi o lema escolhido pelo atual Governador, que conta com o apoio da esposa, a Companheira Leão, Marly Montezano, para levar à frente a Governadoria do Lions Clube, que completa 90 anos de existência. Apesar da idade do clube, a nova Governadoria tem como meta a modernização. “Queremos modernizar o Lions, pois tudo muda, o mundo muda, as pessoas, até o corpo muda, com a troca de células.

  Então, eu já iniciei determinadas mudanças pouco notadas por companheiros, mas elogiadas: fizemos reuniões  breves em todos os postos para discutir os problemas, para que todos possam decidir de uma maneira tranqüila; também queremos implantar uma série de atividades, como por exemplo, a informatização do Distrito – nós até já temos um planejamento em andamento - para que a comunicação fique melhor e possamos atender com mais agilidade e presteza a todos os clubes, às pessoas envolvidas com o Lions e até mesmo às comunidades de base”, disse Montezano.

   O Governador é o representante direto do Presidente Internacional do Lions, que determina as diretrizes a serem seguidas pelo clube, como explica Waldemar Montezano: “Quando estivemos lá nos Estados Unidos e tomamos posse, participamos também de um Seminário, do qual trouxemos informações e planejamentos que foram repassados a todos os Governadores do mundo. Quando fazemos esse evento aqui em Muriaé para montar nosso Gabinete, repassamos tais informações para os Presidentes de Clube, de Divisão, de Região e também para os Assessores, para que todos possam nos ajudar no desenvolvimento do trabalho”.

  Para ele, esse é um momento de grandes oportunidades para Muriaé, já que, após mais de três décadas, a cidade volta a ter um Governador do Lions, responsável por coordenar os 84 clubes do Distrito. “Penso que, para Muriaé, é interessante porque estamos trazendo 84 cidades de toda região - desde o Sul de Minas até a divisa com a Bahia. Todo esse pessoal traz informações novas, conhecimento e movimento para a cidade, inclusive no tocante ao comércio, já que eles gostam de comprar nossos bordados. Os hotéis também se beneficiam quando temos um evento dessa natureza e, agora, podemos trazer outros eventos maiores, pois os companheiros de fora gostaram muito da recepção que os dois clubes de Muriaé fizeram e sugeriram que a Convenção Distrital seja realizada em Muriaé, com presença de até mil pessoas. Mas, para que essa Convenção aconteça, precisamos do apoio da cidade, do comércio, da Prefeitura e das empresas de Muriaé para montar essa grande estrutura. Para mim, é um benefício trazer pessoas com a filosofia de vida voltada para o trabalho humanitário; isso permite mais melhorias para a própria cidade, trazendo projetos e verbas do Lions Internacional, como trabalhos relacionados à visão, no intuito de ajudar aos hospitais e já temos conversado com a direção do Hospital São Paulo para tentar montar uma área para pessoas com dificuldades de vista”, justificou ele.

  Membro do Lions desde 1994, o atual Governador sabe que tem pela frente um grande desafio: visitar, no período de um ano de mandato, todos os clubes. “Todo o Distrito gira em torno de 35 mil km. Essa é nossa missão e, em cada clube, temos uma visita administrativa e outra festiva, pois todos querem receber o Governador com festa e, com certeza, nós lá estaremos. Mas sabemos que a visita mais importante é a administrativa. O lema de nosso Presidente Internacional é que este é o ano do desafio e da mudança e seguiremos em nossa função, que é planejar para os clubes e assessores, delegar o poder para que cada um possa trabalhar com liberdade e cobrar, ao final, o resultado do planejamento. Dessa maneira, passamos a orientação do Lions Internacional e incluímos nossa maneira pessoal de criatividade e de forma de administrar o Distrito. Portanto, estou, de certa maneira, trazendo uma nova maneira de administrar, de forma mais objetiva, reta, alegre e, com certeza, mais eficiente. Isso é o que queremos para o Distrito e precisamos fazer; portanto, estamos trabalhando dessa maneira e, certamente, vamos colher os frutos”, finalizou o atual Governador do Lions, Waldemar Montezano.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriáe



Gazeta de Muriaé
HPMAIS