Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 19/07/2007 às 16h41

Grupo CristalTemper investe na responsabilidade so

  Seguindo uma tendência adotada pelas grandes empresas de todo o mundo, o Grupo CristalTemper, com sede em Muriaé, investe em responsabilidade social, participando de forma consciente do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido no município pelo Sargento Luiz Antônio de Freitas Filho junto a alunos de 4ª e 6ª séries do Ensino Fundamental.

  O programa é uma iniciativa da Policia Militar de Minas Gerais, com base no Projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), inicialmente implantado em Los Angeles / EUA, em 1983, e atualmente se faz presente em mais de 58 países do mundo. “Tem dado muito certo esse trabalho de prevenção. Todas as Polícias Militares do Brasil estão envolvidas no programa e, em Minas, o PROERD acontece há alguns. Aqui em Muriaé, desde 2003, estamos trabalhando com a prevenção às drogas nas escolas; começamos em 2003, atingindo crianças de 4ª série, de 10 anos de idade e, posteriormente, fizemos mais um curso com crianças e 6ª série”, explicou o Sargento Freitas.

  Nesse ano, na Escola Estadual Desembargador Canêdo, o PROERD vai formar 300 alunos, que receberam toda explicação sobre o assunto drogas. “Eles foram instruídos e sabem como agir no caso de receberem a oferta de alguma droga. As crianças e adolescentes recebem informações e apreendem toda a verdade sobre assuntos como cigarro, bebidas alcoólicas, maconha, inalantes de uma forma geral e, a partir do momento que a criança recebe esta gama de informações, pode se defender. Nosso objetivo é formar adolescentes conscientes para que, no futuro, não se deixem levar pela oferta de drogas”, disse Freitas.

  De acordo com o sargento, o retorno do projeto tem sido tão grande que, desde a sua implantação, há cerca de cinco anos, ainda não foi detectado envolvimento de nenhum aluno do PROERD com drogas.  O curso é gratuito, assim como o material utilizado, o livro didático e a camiseta do uniforme e, é neste quesito que se encontra a atuação da Cristal Temper, como explica Freitas: “O Grupo Cristal Temper apoiou o projeto e possibilitou a confecção das camisetas para os alunos; é muito importante que as pessoas – assim como os empreendedores da Cristal Temper - demonstrem que estão preocupados com o futuro das nossas crianças”.

  “O Grupo Cristal Temper nos atendeu com muita presteza, entendeu o projeto que vai formar os alunos no sentido de prevenir o uso de drogas e a violência. Esses empresários vieram para nos auxiliar e contribuir para a execução do projeto; temos que agradecer muito ao Grupo Cristal Temper por ter nos oferecido todo apoio”, completou a diretora da Escola Estadual Desembargador Canêdo, professora Edicéia Castro de Oliveira Machado.
  Segundo a diretora, o PROERD tem sido uma parceria de extrema importância para a escola e, por isso, abraçado com total prontidão: “Vivemos num mundo tão confuso e com tanta violência; nós pensamos que, num primeiro momento, o trabalho que é feito na escola atende aos alunos e ajuda a prevenir para que, mais tarde, não venha a acontecer algo de ruim, já que nossos jovens vão estar bem informados e saber como se desvencilharem das situações da violência e do uso de drogas. Por esses motivos, a escola julgou que seria muito importante a realização deste projeto”.

  Com apenas 10 anos de idade, o aluno da 4ª série, Artur de Oliveira Costa e Silva, é uma prova concreta de que o PROERD tem alcançado seus objetivos: “Tudo me chamou a atenção no curso, mas o que mais me interessou foi que nos pudemos ver que o uso de drogas não é bom, porque teremos muitas conseqüências ruins, podendo nos prejudicar até mesmo na vida profissional e na saúde. Sinto-me mais aliviado para dizer não, porque aprendi muita coisa com o professor do PROERD”, disse o jovem estudante.

  Eduardo Miranda, também da 4ª série, compartilha da opinião do colega: “Tudo me chamou a atenção, mas, rincipalmente a orientação pra gente não fazer nada de errado e sobre como nos portar caso alguém que não conhecemos nos chame oferecendo alguma coisa”.

  Os projetos de responsabilidade social têm como objetivo possibilitar que as empresas contribuam positivamente na formação da sociedade em que se encontram inseridas e é isso o que a Cristal Temper faz ao participar de uma iniciativa que tem como metas afastar crianças e adolescentes do uso de drogas e formar um jovem consciente e, conseqüentemente, um adulto responsável e sadio.

Autor: Cícero Gomes

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS