Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 06/07/2007 às 16h27

Rotary Club de Muriaé - Norte empossa diretoria

  O Rotary Club é um clube de serviços na comunidade local e mundial, sem fins lucrativos, não sendo secreto, nem filantrópico ou social. Todos os mais de 1,2 milhão de membros fazem parte do Rotary International, uma associação divida em 32.400 Rotary Clubs espalhados por 168 países do mundo. O objetivo é trabalhar para apoiar as atividades de indivíduos e grupos prestadores de serviços que melhorem a qualidade de vida, mantenham a dignidade humana e promovam a compreensão e paz mundial.

 
  Na quinta-feira, 28 de junho, rotarianos de Muriaé se reuniram para a Cerimônia de Posse do Novo Conselho Diretor do Rotary Club de Muriaé-Norte.

  Rotariana há cinco anos, a nova presidenta, Conceição Alves da Silva Costa, falou sobre suas metas: “Esta é uma grande emoção para mim, porque o Rotary é uma entidade em que eu acredito, com um trabalho social maravilhoso. Espero que, no decorrer desse ano de 2007 – no qual estamos totalmente voltados para a educação -, consigamos trazer para Muriaé algum projeto relacionado à educação, porque, na verdade, o Rotary é projeto e temos projetos que ajudam as pessoas a ter maquinário; enfim, coisas para poder trabalhar. Esses projetos vão surgindo e, tomara que tenhamos a graça de Deus de poder trazê-los para nossa cidade. Estou atuando na área de educação sob orientação do Rotary Internacional para que, nesse ano, no mundo inteiro, seja feita a erradicação do analfabetismo. Já houve a da poliomielite e, agora, temos como meta erradicar em toda parte o analfabetismo”.

  Entre os objetivos da Gestão 2007/2008, também, estão o incentivo a mais participações e ao crescimento cultural da comunidade. “Nosso planejamento inicial é aumentar o quadro social do clube. Precisamos ter rotarianos para nos ajudar. A outra meta é o projeto de cultura. Já estamos patrocinando duas peças infantis de Monteiro Lobato, o que nos dá direito a apresentar duas sessões para 75 crianças carentes. Nosso objetivo é levar um pouquinho de cultura a essas crianças e esse é um trabalho já fechado, com patrocínio do Rotary Club de Muriaé-Norte”, explicou Conceição Alves.

  Um dos grandes acontecimentos desta noite foi também a posse do primeiro presidente do Rotaract Club de Muriaé-Norte, Walter Gravina Júnior, que já participa da história do Rotary Club e, portanto, não teve dificuldade na elaboração de alguns projetos de maior urgência: “Temos muitos projetos, como o incentivo à leitura, reciclagem de papel e muitas outras coisas boas. É uma satisfação muito grande, pois é a primeira vez que temos o Rotaract Club em Muriaé e tenho certeza de que os jovens estão prontos para trabalhar. Vamos procurar ajudar o máximo possível à sociedade e contamos com a ajuda de todos, porque ninguém trabalha sozinho”, enfatizou.

  O Rotaract Club é um dos programas do Rotary International, sendo uma dinâmica associação internacional de clubes de prestação de serviços, presente em 120 países e áreas geográficas, com mais de 130.000 sócios em 6.000 clubes. Seu quadro social é integrado por jovens de ambos os sexos, de 18 a 30 anos, interessados em servir suas comunidades, ampliar suas amizades e contatos profissionais, e incrementar seu entendimento do mundo.

  Embora a Cerimônia de Posse só tenha ocorrido naquela noite, o Rotaract Club de Muriaé-Norte, composto atualmente por 11 jovens, já vinha funcionando há algum tempo. “O Rotaract foi restaurado há dois meses e nós estávamos funcionando; porém, decidimos esperar a posse do Rotary Club de Muriaé-Norte, que é nosso padrinho, para que pudéssemos ser empossados, já que, na norma rotária, a gestão começa em 1º de julho de cada ano. O Rotaract é um grupo ligado ao Rotary, porém, não tem a mesma finalidade. “Nós trabalhamos com serviços da comunidade, mais voltados para serviços comunitários. Como o Rotary faz o serviço social, o nosso trabalho é mais voltado para a área jovem, de entretenimento, área de ajuda, não ligada à filantropia, mas a eventos e benfeitorias ligadas à parte jovem”, justificou o Relações Públicas do Clube, André Ricardo.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS