Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 06/07/2007 às 16h13

Coral Pró-Música homenageia Padroeiro de Muriaé

  Com 30 anos de história, o Coral Pró-Música, de Juiz de Fora, foi a escolha da Prefeitura de Muriaé, através da Fundarte, para celebrar o “Dia de São Paulo”, Padroeiro de nosso município.

  A formação do Coral coincide com a fundação do Centro Cultural Pró-Música de Juiz de Fora, em dezembro de 1971. O mais antigo grupo da instituição também se dedica, ao lado da Orquestra de Câmara e da Orquestra Sinfônica, à execução, na íntegra, de importantes obras - "A Festa de Alexandre e Judas Macabeus" de Haendel; "Paixão Segundo São Mateus", "Magnificat" e várias Cantatas de Bach. Desde o primeiro concerto no antigo Pálace Hotel, em Juiz de Fora, o Coral Pró-Música, nessas três décadas de amor à arte, já fez mais de mil apresentações e tem sete CDs gravados durante os Festivais de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Os músicos já se apresentaram em quase todas as cidades históricas de Minas e se destacaram em eventos importantes, como o Concurso Jornal do Brasil, do qual o Coral foi finalista.

  Em Muriaé, a apresentação gratuita aconteceu no último domingo, 1º de julho, na Matriz Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro do Porto, após missa celebrada pelo padre Silas. O prefeito José Braz, ao lado da primeira-dama Lédia, da secretária de Educação Maria Amélia Xaia e da superintendente da Fundarte, Gilca Napier, manifestou-se, emocionado, sobre a noite: “É uma bela homenagem poder trazer para a comunidade do Porto e toda a comunidade muriaeense esses músicos da mais alta qualidade. O município merece e São Paulo também”.

  Por cerca de uma hora, as mais de 50 vozes do Coral Pró-Música encantaram os presentes, entoando canções sacras, folclóricas e eruditas. Entre as mais aplaudidas, “Ave-Veruym” e “Te Deum”, de Mozart, “And the Glory”, de Handel, e “Tollite Hóstias”, de Camille Saint Saens. Músicas populares também fizeram parte da programação, com destaque para “Encontros e Despedidas”, de Milton Nascimento e Fernando Brant e “Galo Garnizé”, de Carlos Alberto Pinto Fonseca.

  Na regência, o maestro João Paulo Fazza, de apenas 24 anos, demonstrou, com grande habilidade, que, apesar de jovem, tem grande dinamismo na liderança dos músicos - resultado de uma carreira marcada por vasta experiência, inclusive no exterior. Fazza já atuou como regente nos corais "Virgo Cantorum", "Meninos Cantores de Santo Afonso", do "Truckoral Singers" da Volkswagen, e "Ativaidade" da Terceira Idade da UFJF.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS