Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 29/06/2007 às 09h39

Jogos Estudantis de Minas Começam em Muriaé

  Na noite da última terça-feira (26), a praça Cel. Pacheco de Medeiros foi palco da cerimônia de abertura da fase regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), que reuniu grande público para os desfiles das delegações e acendimento da Pira Olímpica.

  Entre as autoridades presentes estava o prefeito José Braz; a supervisora Técnica da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, Cibele Fátima Dias; o Deputado Estadual Bráulio Braz; a Superintendente da 23ª Regional de Ensino, Márcia Olivier Dornelas; a Superintendente da 34ª Regional de Ensino de São João Del Rei, Maria de Lourdes Lourenço; o Supervisor do Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento do Esporte, Educação Cultura (IBDEEC), Wilson Vespasiano Júnior; a Superintendente da Fundarte, Gilca Napier Porcaro; o prefeito de Patrocínio do Muriaé, Arlindo Alves Filgueira; a Secretária de Educação de Muriaé, Maria Amélia Xaia e demais Secretários Municipais, além dos vereadores João Fiscal e Odilon Braga.

  O desfile teve início com a apresentação da Equipe de Arbitragem, seguida das delegações dos municípios participantes – Juiz de Fora, Viçosa, Rio Pomba, Rio Novo, Mirai, Guiricema, Espera Feliz, Cataguases, Barbacena, entre outros. Na seqüência, o atleta muriaeense Arthur Antunes entrou com a Tocha Olímpica, aplaudida pelos jogadores e comemorada com uma carruagem de fogos de artifício. O Juramento do Atleta ficou a cargo da aluna do Centro Cenecista Educacional de Muriaé, Ana Laura Bani, da equipe de futsal feminino.

  Em seu pronunciamento o prefeito José Braz deu as boas-vindas aos atletas e destacou os benefícios do esporte para a sociedade e para as famílias, abrindo oficialmente a Fase Regional da Zona da Mata dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Em Muriaé serão realizadas competições de basquetebol, handebol, voleibol, futebol, atletismo e xadrez, nas categorias feminino e masculino. Os jogos acontecem no Complexo Esportivo da Faminas, Muriaé Tênis Clube, SESI e quadras do Colégio e da Faculdade Santa Marcelina e do Centro Cenecista Educacional de Muriaé. Entre as novidades estão as provas de atletismo, que irão acontecer na pista de 400 m do Centro Educacional Dom Delfim.

  Entre os objetivos do JEMG estão o aumento do vínculo entre o aluno e a escola, a diminuição da evasão escolar e a identificação de novos talentos esportivos.  Como abrange muitas regiões do Estado, os Jogos Escolares de Minas atuam como canal de integração, sociabilidade e aprendizado dos estudantes, auxiliando na formação de cidadãos mais críticos e conscientes.

  Após 18 anos sem sediar o JEMG, Muriaé ganha, agora, grande visibilidade na região e recebe benefícios sociais e econômicos com a presença de mais de 1.500 estudantes, da rede pública e particular – entre 12 e 17 anos -, representantes de 42 cidades da Zona da Mata. Ciente da grandiosidade desse evento, a Comissão de Turismo da Fundarte preparou roteiros para que os participantes possam conhecer o município.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS