Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 16/09/2021 às 10h25

Energia solar é alternativa para evitar racionamento

Fonte renovável é considerada mais adequada para garantir fornecimento de eletricidade em tempos de escassez de água.

Em meio ao cenário de escassez de chuvas, a energia solar desponta como alternativa para garantir o suprimento de eletricidade, evitando assim o risco de racionamento. A avaliação foi feita pela vice-presidente de Geração Distribuída da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar), Bárbara Rubim, nesta quarta-feira (14/9/21). Ela participou de audiência pública da Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

Segundo Bárbara Rubim, a energia solar é uma fonte resiliente aos eventos climáticos extremos e deveria estar sendo utilizada em larga escala para minimizar os impactos da atual crise hídrica. "A melhor forma de poupar água é reservá-la para o abastecimento humano e a agricultura", disse.

Além de preservar os reservatórios das hidrelétricas, a adoção da energia solar poderia reduzir a utilização das usinas termelétricas, que têm alto custo de operação. "O racionamento de energia já começou da maneira mais perversa, com aumento de preço", disse Bárbara Rubim, referindo-se à bandeira tarifária de escassez hídrica. "O consumidor de baixa renda vai economizar porque não vai conseguir pagar a conta de luz", completou.

Leia a íntegra da matéria.

Assessoria de Imprensa da ALMG
image

Fonte: Ilustração de capa: Canalsolar.com.br



Gazeta de Muriaé
HPMAIS