Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 06/04/2021 às 20h02

Muriaé e São Sebastião da Vargem Alegre participam da próxima edição do programa Parceria pela Valorização da Educação 2021

Realizado de forma virtual, o evento de pactuação apresentou o PVE 2021 e deu início ao planejamento de ações para este ano

imageOs municípios de Muriaé e São Sebastião da Vargem Alegre participaram da cerimônia anual de pactuação do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), promovido pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e pelo Instituto Votorantim. O evento, que neste ano foi realizado de forma virtual devido à pandemia da Covid-19, apresentou o plano nacional do programa para 2021. As ações são desenvolvidas em parceria com as Prefeituras e as Secretarias Municipais de Educação.

O PVE tem o objetivo de contribuir com a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações da Votorantim ou de suas investidas. O evento de pactuação contou com a realização de seminários, palestras e mesas redondas com especialistas em educação de todo o país. Foram discutidos os desafios da educação pública no Brasil e a garantia da aprendizagem durante o período de distanciamento social, com a realização de oficinas para abordagem prática dos temas. 

Enquanto 2020 foi um ano de adaptação às dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, a expectativa é que 2021, com novas gestões municipais, seja um ano de planejamento para a garantia dos direitos dos estudantes e a recuperação da aprendizagem. Entre as novidades, as frentes de gestão continuam a apoiar as Secretarias de Educação locais, principalmente na continuidade das ações ao enfrentamento da pandemia, implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientação sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e ensino híbrido.

Essa parceria entre as prefeituras, os profissionais da educação, as comunidades e a CBA tem trazido caminhos alternativos para a manutenção do ensino em um momento relevante para a garantia do acesso à educação e do ensino à distância.

Pandemia em 2020

A pandemia do novo coronavírus não impediu que Muriaé, São Sebastião da Vargem Alegre e todas as demais cidades do PVE no país realizassem ações de mobilização, seguindo todos os protocolos de saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde). Auxiliando cidadãos em necessidade, os mobilizadores arrecadaram e distribuíram donativos e máscaras, e criaram programações virtuais para que todos pudessem continuar em contato.

A cidade de São Sebastião da Vargem Alegre foi destaque do Prêmio PVE 2020, sendo reconhecida na categoria "Experiências de Ensino". O município foi além da entrega dos materiais didáticos, agindo também pelo acolhimento emocional dos estudantes, compartilhando mensagens de incentivo aos familiares e responsáveis. Além disso, a cidade também esteve comprometida em instruir e informar as famílias sobre o plano de aprendizagem remota municipal, por meio de vídeos, carta de informações, kits de máscaras e álcool gel.

Sobre o PVE

O programa Parceria pela Valorização da Educação é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas da Votorantim que buscam contribuir para a melhoria da educação pública dos municípios onde a Votorantim atua, e em regiões de influência, por meio da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar, e da mobilização social das comunidades.

Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor. A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br.

b>

Assessoria de Imprensa - Ideia Comunicação Empresarial



Gazeta de Muriaé
HPMAIS