Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 14/01/2021 às 23h25

Prefeitura realiza abordagem social no Centro da cidade

A Prefeitura de Muriaé, através da secretaria de Desenvolvimento Social, está fazendo uma vistoria nos principais bairros da cidade para identificar locais que tenham pessoas em situação de risco. A abordagem social começou, nesta quinta-feira (14), pelo Centro - Praça João Pinheiro e Rua Paschoal Bernardino, seguindo para a Avenida Juscelino Kubitschek e demais áreas no entorno.


A equipe é formada por assistentes sociais, psicólogos, e profissionais da área de saúde. O objetivo é fazer um trabalho interdisciplinar, envolvendo as secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde, buscando sensibilizar as pessoas que se encontram em situação de risco nas ruas, oferecendo as mesmas, cuidados pessoais.


Segundo a assistente social, Vanessa Magalhães, o serviço será realizado periodicamente nas vias urbanas. "Realizamos um trabalho de triagem para retirar as pessoas das ruas e oferecer-lhes um local melhor para viver, ou mesmo reintegrá-las a sociedade. Eles podem ser encaminhados para a Casa Acolhedora; Centro POP; Caps-AD, dentre outros locais", explicou ela.


Estar em situação de risco pessoal e social significa viver à margem da sociedade, podendo, em alguns casos, ser pessoa com deficiência física, mental ou idosa necessitando de atendimento especializado.

Normalmente, algumas destas pessoas ainda convivem com suas famílias, embora prefiram permanecer perambulando pela cidade e, em alguns casos, são incentivadas ao retorno familiar para saírem da solidão e escaparem de problemas psicológicos que podem gerar graves transtornos psíquicos e que acarretam dando à própria saúde.

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS