Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 12/10/2020 às 16h02

ARTIGO: MUNICÍPIO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

Nicélio Amaral Barros (Historiador e Doutorando em História Econômica pela Universidade de São Paulo - USP. nicelio@usp.br)

A EDUCAÇÃO É TUDO! Os elementos essenciais para que um Município possa progredir socialmente estão ligados diretamente à cidadania educacional, cultural e comunitária. Não importa o tamanho do Município, sua administração deve, ao máximo, se empenhar para edificar um Projeto Social Inclusivo que siga, minimamente, os pontos abaixo elencados:

Observação: (caso o candidato ou candidata diga não ser possível realizar o que está descrito abaixo, saiba que: ou está despreparado para o cargo ou é preguiçoso mesmo e só quer o poder simplesmente pelo poder.

Educação e qualificação

- Criação de Escola de Nível médio, com inclusão de cursos profissionalizantes, atendendo à economia local

- Regularização das creches e pré-escolas existentes, investindo na melhoria das instalações e capacitação profissional.

- Redimensionar o programa EJA - Educação de Jovens e Adultos (para além do âmbito estadual), adequando à demanda existente e funcionamento não somente no período noturno.

- Desenvolvimento de programas de interatividade escola/comunidade, numa contribuição efetiva à dinâmica das vidas de seus educandos nas comunidades.

Serviço Social - inclusive informação sobre oportunidades de trabalho

- Instalação de Centros Sociais que facilitem a emissão de documentos (Carteira de Trabalho, Registro de Nascimento); que orientem a procura por emprego e procedam ao encaminhamento.

- Instalação de Comissão de Direitos Humanos, que auxilie os moradores e amenize a violação desses direitos quanto aos excessos que venham a ser cometidos em qualquer ação pública ou civil.

Programa de Saúde da Família

- Ampliação do número de Unidades Básicas de Saúde/Postos de Saúde e das especialidades médicas naqueles já existentes.

- Implantação de atendimento odontológico adequado.

- Implantação de Centros de Apoio Psicológico a dependentes químicos e familiares.

- Instalação de Centros de Apoio à Mulher e Adolescentes nas diversas comunidades e distritos.

Cultura/Entretenimento/Esportes

- Criação da Vila Olímpica e Cultural (Centro Poliesportivo e de Lazer).

- Implantação de programas esportivos para ambos os sexos, como futebol, basquete, vôlei, skate, futsal, handebol, entre outros, usando os espaços das escolas municipais nos fins de semana, numa parceria com universitários que estejam cursando Educação Física.

- Utilização dos espaços as escolas para aulas de percussão, capoeira, teatro, diversos ritmos musicais, artes visuais, entre outras.

- Desenvolvimento de projeto pedagógico com o objetivo de valorizar a produção cultural das comunidades, respeitando seus valores e preferências culturais/musicais (gospel, sertanejo, pagode, rock, funk, etc.)

Implantação do Telecentro (para inclusão digital)

- Inclusão digital através dos Centros Sociais e Escolas.

Essas atividades podem contribuir para uma maior interação entre escola e comunidades, melhorar o desempenho e o interesse escolar e diminuir a evasão nas escolas.

Político bom é aquele que, através da Educação, contribui para que todas as pessoas "enxergue" a realidade como ela é. E a partir daí, transforma-la para melhor, com justiça social. Quem for contra, boa gente não é!   



Gazeta de Muriaé
HPMAIS