Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 13/08/2020 às 23h31

Muriaé ganha sala moderna de avaliação auditiva

Muriaé acaba de ganhar uma moderna Sala de Avaliação Auditiva que vai beneficiar centenas de pacientes. O espaço oferece exames de audiometria e imitanciometria (que avalia o movimento do tímpano). O funcionamento começará na próxima semana.

 

O espaço possui uma cabine audiométrica, que proporciona vedação acústica para que o procedimento não sofra interferências externas. A sala conta ainda com consultório para acompanhamento de pacientes inseridos no Programa Saúde Auditiva e que fazem uso de aparelho.

 

A audiometria e imitanciometria são exames complexos e essenciais para o diagnóstico de problemas do ouvido. A avaliação tem duração média de uma hora. Após o diagnóstico, o médico direciona o paciente para tratamento clínico ou mesmo para cirurgia, além de indicação de aparelho auditivo, quando necessário. Por meio destes exames também é possível acompanhar a evolução do caso.

image

 

Testes de audiometria também são utilizados em trabalhadores que atuam em ambientes com ruídos - esses profissionais devem ser submetidos ao exame anualmente. Já os deficientes auditivos devem fazer a avaliação audiométrica a cada dois anos para renovação do direito ao passe livre em ônibus municipais e intermunicipais.

 

O exame também é indicado para crianças com infecções de ouvido recorrentes, casos de dificuldade em aprendizado, alterações de leitura e escrita, entre outros. Além disso, os testes são importantes para detectar problemas no início da dificuldade auditiva em qualquer idade.

 

A marcação acontece mediante solicitação de profissionais da saúde. O agendamento é realizado na Secretaria Municipal de Saúde, no Centro Administrativo, com a assistente social do programa. Os testes são realizados na antiga Amiu (Rua Vereador José Messias Soares, 65, Santo Antônio), onde a Sala de Avaliação Auditiva está instalada.

image

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS