Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 21/06/2020 às 21h21

Estudo Inédito mostra que pico de contaminação da Covid-19 em Minas Gerais será no dia 15 de agosto e terá mais de 150 mil infectados ativos

No Brasil, o pico acontecerá um mês antes, em 6 de julho, quando mais de 1,7 milhão de pessoas estarão contaminadas naquele momento

imageDia 15 de agosto será o pico de contaminação pela Covid-19 no estado de Minas Gerais, revela estudo inédito desenvolvido por cientistas de dados e atuários da Funcional Health Tech - maior plataforma independente de dados do setor de saúde no país. O resultado dessa análise apresenta um cenário mais alarmante do que o previsto até agora por outras projeções, mas chegou-se a ele a partir de uma modelagem matemática utilizada com êxito nas principais epidemias vividas no mundo nos últimos 100 anos.

De acordo com a projeção, o estado chegará a 153,549 mil de contaminados ativos em 15 de agosto, excluindo casos de pessoas recuperadas ou que foram a óbito. Ou seja, esse dado corresponde ao número de pessoas que estarão contaminadas naquela data específica e não o total acumulado de infectados durante todo o período de pandemia.

"Nosso objetivo com essa pesquisa é mostrar para os gestores de saúde de cada município que é possível fazer análises regionais com o suporte da ciência de dados para apoiá-los na definição de protocolos mais assertivos de acordo com o cenário local. Por isso, disponibilizamos no final de março uma plataforma gratuita, no modelo open source (código aberto), para que qualquer profissional no Brasil tenha acesso aos nossos algoritmos e possa gerar suas próprias análises. Foi a forma que encontramos para apoiar o país nesse momento tão crítico", explica Raquel Marimon, Diretora Executiva da Funcional .

No Brasil, o levantamento revela ainda que o pico de contaminação será em 6 de julho com 1,780 milhões de contaminados, 0,85% da população brasileira .

Para a executiva, os números acumulados em Minas Gerais preocupam. "O número acumulado de pessoas infectadas é 4.793 milhões, porém acreditamos que somente uma parte será diagnosticada com o vírus, o qual estimamos em cerca de 684,8 mil", destaca.

Evolução Infectados - Minas Gerais



Gazeta de Muriaé
HPMAIS