Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 28/05/2020 às 09h37

UFV realiza testes para Covid-19 nas cidades da Regional de Saúde de Ubá

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) realiza testes para detecção da Covid-19 em 31 cidades que integram a Regional de Saúde de Ubá. Os primeiros exames coletados nestes municípios ficaram prontos na terça-feira (26).

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a parceria é considerada inovadora e agiliza a obtenção dos resultados, desafogando o trabalho que era centralizado somente na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

A capacidade dos laboratórios da UFV chega a 150 testes RT-PCR por dia, que é considerado o padrão mais confiável no diagnóstico da doença, cuja confirmação é obtida através da análise de material genético da amostra obtida de raspado na nasofaringe.

Segundo a diretora da Regional de Saúde de Ubá, inicialmente, os testes dos municípios da área de cobertura seriam encaminhados para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), conforme o Plano Diretor de Regionalização da SES-MG.

Porém, a Regional de Ubá apontou que a UFV seria a melhor opção por ser mais próxima do território, sendo uma solicitação de gestores e prestadores durante reuniões. Essa determinação foi aprovada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COES).

Com a realização dos exames em Viçosa, os testes ficam prontos em, no máximo, 48 horas, prazo que pode ser adiantado em casos de urgência: "Diminuiu muito a espera, pois na Funed havia um acúmulo de amostras, o que acabava por fazer o prazo de entrega ser maior, e os cenários se modificando dia a dia. O maior benefício é estar mais próximo do nosso território, facilitando o deslocamento das equipes dos municípios, que coletam e levam as amostras", contou coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional de Ubá, Maria de Fátima Aldred Pinto Iasbik.

Além da regional de Ubá, a UFV atende as regionais de Ponte Nova e Manhumirim. Os testes são realizados, preferencialmente, em pacientes internados em unidades de saúde sob suspeita de Covid-19 e em profissionais de saúde que atuam no enfrentamento da pandemia e que apresentem sintomas da doença.

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS