Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 31/03/2020 às 15h14

Muriaé: Casos em observação de Covid-19 sobem 50% em 48 horas

Até o momento, Muriaé tem um caso confirmado de Covid-19

imageSubiu de 46 para 61 o número de casos de coronavírus em observação pela Secretaria Municipal de Saúde entre ontem e hoje, terça-feira (31). Já o número de casos suspeitos se manteve em 24. Um total de 85 notificações ativas, que são o somatório dos casos suspeitos e os em observação.

Até o momento, Muriaé tem apenas um caso confirmado. Trata-se de uma mulher de 50 anos que não tem doenças crônicas. Ela apresenta quadro de saúde estável e não precisou ser internada em nenhum momento, permanecendo apenas em isolamento domiciliar e sob acompanhamento médico. Casos descartados, ou seja, que testaram negativo, totalizam 11.

Já os 24 casos suspeitos estão com amostras sendo analisadas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), o único laboratório do SUS em Minas Gerais que está realizando testes de Covid-19. 

Vale lembrar que, de acordo com normas técnicas da Secretaria de Estado de Saúde (SES), casos em observação compreendem aqueles casos leves de síndrome gripal monitorados pela Atenção Básica. Ainda segundo a nova norma da SES, apenas os casos graves e hospitalizados de síndrome respiratória aguda grave têm as amostras analisadas. Porém, em todos os casos, com ou sem coleta de material, os cuidados estão sendo tomados como se fossem um caso positivo.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Muriaé


Editorial

A Pandemia de Coronavirus já preocupa autoridades gestoras e de saúde de Muriaé. O atraso nos resutlados dos testes que ocorre em todo Brasil fragiliza o controle do avanço da doença também em Muriaé. É o chamado caso de subnotificação epidemiológica por falta de comprovação em exames.

São considerados casos em vigilância 85 pessoas com síndrome gripal no município (com quadro clínico que sugere Covid-19) que no entando não podem ser dado como oficial por não terem sido testados ou não terem recebido os resultados da Funed por conta da demanda conforme os 24 exames que aguardam resultado, um aumento de aproximadamente 50% em 48 horas sugere tamb´mque o isolamento social é a medida fundamental para conter o avanço da doença em Muriaé e evitar sobrecarga no sistema de saúde do município. 

O HSP tem no momento 7 pacientes internados e 2 na Casa de Saúde com síndrome gripal que sugere Covid-19, porém sem confirmação por falta de testes no Brasil e Minas não e diferente.

Ações preventivas: no HSP exitem 20 leitos à disposição de possíveis pacientes para Coronavirus no sexto andar. Mais 10 leitos de UTI estão em fase de credenciamento no estado, sendo 5 no HSP e 5 na CSSL. Os 61 pacientes suspeitos estão sendo acompanhados pelos profissionais de saúde das UBS do município. 

Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS