Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 18/11/2019 às 12h30

Começa etapa da campanha de vacinação contra sarampo para jovens e adultos

Doses estão disponíveis para aplicações em todas unidades de saúde da cidade das 8h às 16h30min

A campanha de vacinação contra sarampo iniciou, nesta segunda-feira (18), a imunização de jovens e adultos de 20 a 29 anos em Muriaé que ainda não foram imunizados ou que precisam completar as duas doses do esquema vacinal. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) da cidade e distritos e são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30min.

Vale frisar que são consideradas imunizadas pessoas de 1 a 29 anos com duas doses da vacina, pessoas de 30 a 49 anos com uma dose e profissionais de saúde com duas doses da tríplice viral. Quem está com as doses em dia, já teve sarampo ou tem mais de 50 anos não precisa tomar a vacina. 

Além do sarampo, a vacina tríplice viral protege contra caxumba e rubéola. O prazo de vacinação prossegue até 30 de novembro, quando também acontece o Dia D. 

Primeira etapa da campanha - Na primeira fase da campanha, o foco foram as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) que nunca tinham sido imunizadas ou não tinham comprovação de ter recebido as duas doses determinadas para essa faixa etária. A vacinação deste grupo continua durante a segunda etapa da campanha para atualização do calendário vacinal. 

Vacinação escalonada - A Secretaria Municipal de Saúde lembra que, assim como foi com a imunização das crianças, o esquema escalonado de vacinação continua para jovens e adultos. O objetivo é evitar o desperdício, já que cada frasco contém dez doses que duram apenas oito horas após aberto.

Confira abaixo o esquema escalonado de vacinação:

- Segunda-feira: Santana, Aeroporto, Santa Terezinha, Dornelas, Belisário e Marambaia;

- Terça-feira: Gaspar, Joanópolis, Santo Antônio, Policlínica do Safira e Boa Família;

- Quarta-feira: São Pedro, São Francisco, Porto e José Cirilo;

- Quinta-feira: São Gotardo, Inconfidência, Barra II, Bom Jesus da Cachoeira e Vermelho;

- Sexta-feira: Barra I, Planalto, São Cristóvão, Cardoso de Melo, Itamuri, Primavera e Patrimônio São José.




Gazeta de Muriaé
HPMAIS