Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 07/11/2019 às 12h06

Palestra com Pelé do Vôlei dá início ao Campeonato Estadual Sub-15 em Muriaé

Disputas entre nove equipes estão acontecendo no Unifaminas e Ginásio Rodrigão

Auditório lotado e história de superação no esporte. Assim foi a abertura do Campeonato Estadual Sub-15 de Vôlei Masculino, que aconteceu no Centro Universitário Unifaminas na noite de terça-feira (5). Pela primeira vez sendo realizado em Muriaé, o evento também incluiu congresso técnico voltado para praticantes e entusiastas da modalidade. 

Dezenas de jogadores de nove equipes ouviram atentos às palavras de José Francisco Filho, que ficou conhecido como "Pelé do Vôlei" em sua época de atleta, atualmente subsecretário Estadual de Esportes. Ele contou sobre sua carreira e como superou obstáculos até se tornar um atleta de alta performance e de expressividade no esporte.

"Essa motivação que a Federação Mineira, juntamente com a Prefeitura e o centro universitário, dão a esses jovens é muito importante. Não quer dizer que todos eles serão atletas de alto rendimento, mas, pelo menos, serão grandes cidadãos e formadores de opinião. Eu sou a prova viva de que o esporte é uma das melhores ferramentas de inclusão social", conta ele, que é de família simples e se tornou referência nacional no vôlei.

Pelé também frisou a importância de se interiorizar esta modalidade esportiva e fez uma análise do cenário do vôlei nacional. "Tenho certeza de que após este campeonato vão aparecer pessoas querendo jogar voleibol na cidade. O vôlei nacional vai bem, pois as categorias de base são sempre renovadas, então, automaticamente, a seleção vai bem nos mundiais, olimpíadas e pan-americanos", diz. 

Esta é a primeira vez que Muriaé sedia um evento oficial pela Federação Mineira de Voleibol. Segundo o diretor de Esportes da Fundarte, Wellington Forim, esta iniciativa faz com que, a cada dia, o vôlei também conquiste seu espaço no município. "Esse é o objetivo da administração, fazer com que todas as modalidades esportivas alcancem seu patamar máximo", pontua.

"É com muita alegria que recebemos todos os jovens atletas com suas equipes e o Pelé do Vôlei em nossa cidade para este campeonato de nível estadual. Na maioria das vezes, o Campeonato Estadual Sub-15 de Vôlei aconteceu em Belo Horizonte, e a interiorização deste esporte vem incentivar a prática do vôlei nos quatro cantos do estado. E por aqui, nós continuaremos investindo maciçamente em várias modalidades esportivas em nossa cidade", frisa o prefeito Grego.

As disputas - Os jogos estão acontecendo no Unifaminas e no Ginásio Rodrigão. As disputas prosseguem até domingo (10), quando será feita a premiação das equipes.

Muriaé está sendo representada no campeonato pela equipe Unifaminas/Muriaé. Além do time da casa, também estão na disputa pelo título: Clube Recreativo e Esportivo de Varginha; Cruzeiro e Olympico, de Belo Horizonte; Minas Tênis Náutico Clube, de Nova Lima; Prefeitura Municipal de Juatuba; Usiminas/Cônsul/Usipa, de Ipatinga; Uberlândia/Gabarito; e Sesi/Juiz de Fora. 

O Campeonato Estadual Sub-15 de Vôlei Masculino é realizado através da parceria entre Federação Mineira de Vôlei, Unifaminas e Fundarte, com patrocínio da Prefeitura de Muriaé e apoio do Colégio Equipe.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS