Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 22/08/2019 às 11h48

Servidores do DEMSUR participam de palestras sobre doação de sangue

imagePeriodicamente, por meio do Demsur, a Prefeitura de Muriaé, promove palestras envolvendo uma série de parceiros, com objetivo de orientar e conscientizar os servidores da autarquia sobre diversos temas relevantes, como saúde, prevenção de acidentes e capacitação, entre outros.

Na última semana, em mais um ciclo de palestras, a enfermeira, Thaís de Azevedo Nogueira, da rede Sesc, deu detalhes sobre doação de sangue. Entre outras informações, a profissional explicou que uma única doação pode salvar até quatro vidas, enfatizando a volumosa demanda por sangue no município, em função do grande número de procedimentos médicos realizados nas unidades de saúde da cidade, que prestam atendimento regionalizado.

Os encontros foram organizados pelo setor de Assistência Social do Demsur, e realizados na Sala de Reuniões da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Gávea, e no Ponto de Apoio do Departamento de Limpeza Urbana (DLU), no bairro Chácara Brum.
image

Muriaé

Em Muriaé, as etapas de coleta de sangue ocorrem semanalmente, no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), antigo Centro Viva a Vida, localizado na Rua Coronel Izalino, no Centro da cidade, ao lado do Hospital São Paulo, sempre às quartas-feiras, entre 7h30 e 15h, sem intervalo para almoço.

Quem pode doar

Podem doar sangue, pessoas com idade entre 16 e 69 anos, em boa condição de saúde, peso mínimo de 50kg. O doador não pode estar em jejum, nem ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, bem como não pode ter sofrido de doença de Chagas, ou contraído hepatite após os 11 anos, e não pode ter comportamento de risco para doenças transmissíveis.

Quem acabou de colocar piercing ou fazer tatuagem precisa aguardar 12 meses antes de doar sangue.

Para obter mais informações sobre doação de sangue, acesse o site www.hemominas.mg.gov.br.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS