Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 27/06/2019 às 22h13

Muita emoção na inauguração da Lagoa Vera Moreira Rodrigues

A emoção tomou conta dos familiares de Vera Moreira Rodrigues na noite de sexta-feira (21), durante a inauguração da lagoa que leva o nome da matriarca da família, que faleceu precocemente em 2009, deixando um vazio em todos os familiares e amigos.

A Lagoa Vera Moreira Rodrigues (conhecida como Lagoa da Gávea), é uma obra da Prefeitura Municipal e a inauguração foi feita pelo prefeito municipal Grego que fez os pronunciamentos, no evento que contou com a presença de vereadores, secretários municipais, os familiares da homenageada, além de um público diverso que foram conferir as novidades que o espaço irá oferecer para os moradores de Muriaé e região.

          image

Após as homenagens no palco, familiares de Vera Moreira Rodrigues e o prefeito municipal foram para o descerramento da placa, onde o nome da homenageada esta cravado para sempre na memória do município de Muriaé.

Quem foi Vera Moreira Rodrigues?

                                                                    image

Vera de Azevedo Moreira, filha do casal Joaquim Antônio Moreira e Olga de Azevedo Moreira nasceu em São Francisco do Glória,no dia 26 de maio de 1951. Desde pequena demonstrou uma grande afinidade com a música e tinha uma voz muito suave e afinada, que acabou se tornando a sua marca registrada.

Em Muriaé, no Colégio Santa Marcelina, estudou o ginásio. Cursou, simultaneamente, o Magistério na Escola Dr. Olavo Tostes pela manhã, e o Curso de Contabilidade à noite, no Colégio José Eutrópio. Em seguida, cursou a Faculdade Santa Marcelina para se formar em Ciências Biológicas com extensão em Matemática.

          image

Verinha conheceu Antônio Luiz, que foi seu namorado por toda a sua vida. Ele também gostava de música. A parceria com Antônio Luiz fez com que ela continuasse a cantar. Participou de todos os Festivais de Muriaé, na década de 70!

E, uma vez, em um programa de televisão apresentadopor Flávio Cavalcanti, Verinha cantou! Cavalcanti era um caçador de novos talentos musicais na TV Tupi no seu famoso programa A Grande Chance. A música apresentada foi Viola Enluarada, e na apresentação aconteceu um fato curioso. O conjunto que aacompanhava se atrapalhou. Um dos jurados, o produtor musical Mariozinho Rocha, achando que ela tivesse sido prejudicada pela banda, se levantou, fez um elogio à sua voz e pediu que se apresentasse novamente.E ele mesmo a acompanhou ao piano. Foi um sucesso!

             image

Fez também parte do coral Orfeônico regido pelo Maestro Sansão e pelo Professor Hélio Teófilo dos Santos,e isso a levou a cantar em vários casamentos, tornando Fascinação, de Elis Regina, uma música que ficou eternizada nos diversos casamentos nos quais cantou, e nas várias serenatas que fez a convite de amigos.

Mas com a chegada da Milena, sua primeira filha, ela decidiu se dedicar à família. E depois vieram a Geysa, a Guida e a Lize. A família ganhou até uma música com autoria de um querido e saudoso morador do bairro da Gávea, o Sr. Oswaldo Louzada: Castelo Branco 16, somos 6.

Ela era uma pessoa alegre, comunicativa, estava sempre sorrindo. Tranquila, mas de personalidade forte, defensora do seu lar! Conciliadora, diplomática e justa em suas atitudes, atributos esses que lhe renderam muitas amizades pela vida afora...

Verinha era catequista e participava ativamente na Matriz São Paulo. E em 2000 foi convidada Pelo Pe. Xico a fazer parte e coordenar o Ministério da Eucaristia de sua Paróquia.

Na mesma época, junto com vizinhos amigos da Gávea, trabalhou para formar no bairro uma comunidade para construir uma capela, que já havia sido batizada com o nome de Nossa Senhora de Fátima. O grupo fez várias atividades para arrecadar verbas para a construção, mas, infelizmente, no dia 15 de dezembro de 2009, esse sonho foi interrompido com a inesperada partida de Verinha.

Com sua ausência, o entusiasmo para a concretização da capela perdeu força. E em decisão unânime dos moradores do bairro da Gávea, a verba arrecadada foi revertida para a capela do Santíssimo da Matriz São Paulo.

E ela deixou uma imensa saudade para seu o marido, suas filhas, genros, irmãos, amigos e principalmente para seus queridos netos, Maria Eduarda, Carlos Eduardo, Liz, Manuela Luiza e Maria Valentina.

Mas na certeza de que ela não gostaria de ver tristeza por aqui, rezemos um Pai Nosso e contemplemos essa linda Lagoa Vera Moreira Rodrigues!

           image

 

 

 

 

 

 

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS