Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 12/05/2019 às 20h54

Centro de Saúde da Mulher e da Criança completa um ano de funcionamento com mais de 15 mil atendimentos em Muriaé

As mamães e seus filhos estão recebendo um cuidado especial por parte da Prefeitura de Muriaé. Criado em abril de 2018, o Centro de Saúde da Mulher e da Criança oferece atendimento especializado gratuito às gestantes e crianças. Neste primeiro ano de funcionamento, já foram realizados mais de 15 mil consultas e exames, ampliando as formas de assistência médica a estes públicos.

Parte do Programa "Mãe Muriaeense", no Centro são realizados exames preventivos e consultas ginecológicas, pré-natal e puerpério (pós-parto), além de consulta em puericultura da criança de 0 a 2 anos, pediatria e exames de ultrassonografia.

imageO serviço é um marco na promoção da saúde, principalmente da criança, uma vez que o acompanhamento pediátrico regular no primeiro ano de vida não era uma prática rotineira no SUS.

Segundo a moradora do bairro Dornelas II, Rozilene de Souza, todo esse atendimento gera mais segurança e agilidade para as mamães. Desde a gestação da filha, faz o acompanhamento no Centro de Saúde. Hoje, a pequena Antonelly, com 3 meses, também é atendida pelos pediatras do serviço. "Achei ótimo esse espaço, pois antes não tínhamos um local como este. Era uma dificuldade para encontrar um pediatra para as crianças. Agora consigo acompanhar mais de perto o desenvolvimento e a saúde da minha filha. O atendimento é muito mais rápido, não preciso ficar muito tempo na fila para marcar consulta. Já saí do hospital com o encaminhamento dela para o pediatra daqui", conta.

O Centro de Saúde da Mulher e da Criança - Localizado na Rua Coronel Izalino, 106 (próximo ao Laboratório Municipal), o Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem intervalo para almoço. O espaço dispõe de seis consultórios, sala para exames e uma brinquedoteca, e tem como parceiro o Centro Universitário Unifaminas.

A equipe é composta por dois ginecologistas obstetras, quatro pediatras, quatro médicos que realizam as ultrassonografias, além de seis profissionais de enfermagem. Todo o atendimento médico é agendado através das Equipes de Saúde da Família (ESF's), após acolhimento do paciente e primeira avaliação nas unidades de saúde.

Serviço

Centro de Saúde da Mulher e da Criança:

Endereço: Rua Coronel Izalino, 106 (próximo ao Laboratório Municipal)

Horário de atendimento: das 7h às 17h (sem intervalo para almoço)

Dias de funcionamento: segunda a sexta-feira

Telefone: 3721-2003

Público: mulheres, gestantes, bebês e crianças de até 2 anos


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS