Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 21/03/2019 às 21h28

OAB Muriaé realiza palestra e encontro pelo Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a OAB de Muriaé promoveu na noite de sexta-feira (15), na Casa do Advogado uma palestra sobre Violência Doméstica com a delegada de mulheres Dra. Natália Magalhães e com a Dra. Ludmila da Matta.

          image

Presente na abertura das comemorações, o presidente da 36ª Subseção da OAB/MG, Dr. Cristiano Rodrigues, parabenizou as mulheres pela data e destacou a importância desses encontros. Deixou as portas da casa aberta para as advogadas visando novos eventos: "Hoje as mulheres estão dominando o mercado de trabalho, é cada vez mais a presença feminina em diversos setores e na advocacia não tem sido diferente, e a OAB Muriaé não poderia deixar passar este momento, porque a OAB preza pela advogada, como pessoa, cidadã e profissional, ajudando a quebrar preconceitos e sendo inserida cada vez mais no mercado de trabalho", disse o presidente.

          image

O tema abordado foi violência doméstica, cada vez mais presente no dia a dia de muitas mulheres brasileiras, e responsável pela Delegacia de Crimes contra a Mulher Dra. Natália Magalhães falou sobre as estruturas e desafio da polícia frente a este crime, que cresce cada vez mais: "O crime contra a mulheres tem aumentado de forma alarmante nos dias anos, e de meses para cá, os registros tem sido cada vez maior, e o nosso desafio, como policia, é tentar conter este avanço, orientando as mulheres a denunciar na primeira agressão, já ela, verbal ou física, nunca deixar para depois, nunca esperar que o companheiro vá se arrepender, denuncie, somente em Muriaé temos uma média de quatro ocorrência por dia de violência doméstica, e somente através da denúncia que podemos fazer alguma coisa, para ajudar essas mulheres", disse Dra. Natália que fez questão de agradecer a OAB pelo convite.

          image

A advogada e professora universitária Dra. Ludmila da Matta palestrou sobre a violência simbólica contra a mulher, onde abordou a questão do feminismo, da mudança da sociedade em relação à mulher: "Muitas pessoas não sabem o que é a violência simbólica contra a mulher, mas é aquela violência silenciosa, aquela critica sobre o corpo da mulher, a roupa que ela estava usando, posso dar como exemplo: "E se você fizesse uma dieta, uma plástica ou alisasse o cabelo, porque não troca esta roupa, não fica bem em você?, questões como estas que denigrem a imagem da mulher e a deixa com auto estima lá embaixo", explicou Dra. Ludmila.

          image

A vice-presidente da OAB Muriaé Dra. Graziela Porcaro, falou que a iniciativa de promover este evento é uma forma de agregar a classe feminina da instituição, para uma troca de idéias e a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas com as duas palestras: "A OAB esta realizando este evento, não só como forma de homenagear as mulheres, mas também de agregar, de reunir a classe, de participarem todas juntas, em um momento mais descontraído, com as palestras, principalmente neste momento atual, de tanta incidência de violência contra a mulher, porque estamos vendo, não somente no país todo, mas na região e principalmente na nossa cidade", disse a vice-presidente.

          image

A presidente da OAB Mulher Dra. Keila Souza da Matta explicou que este encontro foi dar mais conhecimento as advogadas de como se proceder nos casos de Violência Domestica, tanto como mulheres como agir com suas clientes: "Nós da Comissão da OAB Mulher realizamos este evento para homenagear as nossas advogadas de Muriaé, cujo tema do nossos encontro é a Violência contra a Mulher, uma vez que o feminicídio tem aumentado muito, inclusive em nossa cidade, tivemos vários casos registrados e a violência contra  a mulher não para, não somente a física, mas também a moral, e este encontro é para dar conhecimento as nossas advogadas, tanto para elas como mulheres, como para proteger suas clientes na questão de nunca se calarem, e denunciar na primeira ação contra elas", explicou Dra. Keila.

          image

Ao final da palestra, as mulheres foram homenageadas com rosas e ainda participaram de um sorteio de brindes.

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS