Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 12/03/2019 às 16h10

Serviço de assistência veterinária gratuita reinicia na área rural de Muriaé

Secretaria de Agricultura desenvolve programa com intuito de estimular produção leiteira na região

O serviço de Assistência Veterinária gratuita do programa 'Muriaé Mais Leite' reiniciou, nesta segunda-feira (11), e volta a auxiliar os pequenos produtores rurais do município. O benefício oferecido pela Prefeitura consiste em visitar o homem do campo e oferecer assessoria para o manejo reprodutivo, colaborando com o crescimento da qualidade leiteira na região.

O programa disponibiliza sete veterinários para atender a 220 produtores rurais cadastrados. Os profissionais prestam assistência clínica, reprodutiva (para incentivar a melhoria do gado e ampliar a produção leiteira), ensinam a aplicar as vacinas adequadas e a periodicidade com a qual elas devem ser utilizadas, mas também realizam pequenas cirurgias nos animais.

O atendimento é oferecido aos criadores que pertencem ao programa "Muriaé Mais Leite'. Para participar deste projeto, o pequeno produtor precisa procurar a Secretaria de Agricultura no prédio do Centro Administrativo, 2º andar ou a sede que fica localizada no Horto Florestal. O quesito básico para receber a assistência é estar dentro dos padrões que identifiquem a atividade como agricultura familiar (quando a mão de obra é essencialmente realizada por pessoas da mesma família).

Dentro do programa 'Muriaé Mais Leite', desde 2017, vem sendo realizado o Torneio Leiteiro Curraleiro. A competição está em sua terceira edição. Ela é realizada entre os participantes do programa que queiram mostrar a capacidade que o animal tem em produzir leite e aproveitam para destacar a qualidade do gado. Durante os torneios também existem os participantes do grupo 'Amigos' - proprietários que não pertencem à agricultura familiar, mas praticam a atividade de pecuária leiteira.

Torneio Curraleiro tem início em maio

Nesta competição, os participantes se inscrevem e, a cada semana, o evento acontece em uma propriedade. São encontros para pesagens de leite. Quem tiver o animal que produza mais em um só dia, vence a disputa. O Torneio iniciará em maio.  

As pesagens acontecem durante quatro meses. Ao final dos encontros, os três primeiros colocados recebem uma premiação. O fechamento sempre ocorre no período da Exposição Agropecuária e Industrial de Muriaé.

"O objetivo é trazer para a nossa cidade o título de grande produtora leiteira da região, um troféu que carregamos por muitos e muitos anos. Gostaríamos de ter novamente um lugar de destaque. No ano de 2018, tivemos vacas que produziram mais de 60 litros de leite em apenas um dia. Um número bastante significativo. O torneio também é uma forma de mostrar a qualidade dos animais e um modo de incentivar a comercialização de bons reprodutores", explicou o secretário de Agricultura de Muriaé, Manoel Carvalho.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS