Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 11/03/2019 às 09h43

Projetos de Eficiência Energética beneficiam população em cidades mineiras

Investimentos promovem melhorias para instituiçõe

A Energisa está iniciando uma série de ações de eficiência energética em quatro cidades de Minas: Leopoldina, Muriaé, Piraúba e Ubá. Isso significa compromisso da Energisa com as comunidades na qual atua, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da cidade com ações de responsabilidade social.

Os projetos, selecionados via chamada pública pelo Programa de Eficiência Energética Aneel/Energisa, irão beneficiar:

*        o Asilo Santo Antônio de Leopoldina com a substituição do sistema de iluminação por outro mais eficiente e troca de 11 refrigeradores e cinco freezers, além da instalação de painéis fotovoltaicos;

*        as unidades habitacionais da Cohab em Ubá e Piraúba com aquecedores solar de água. A economia começará a ser sentida já nos primeiros meses. Isso porque ao aquecer a água do chuveiro com a luz solar, a unidade consumidora vai economizar na fatura de energia elétrica. O chuveiro, um dos vilões da conta de energia, pode representar aproximadamente 30% do total do valor gasto na fatura; e

*        os municípios de Leopoldina e Muriaé com a eficientização de pontos de iluminação pública nas regiões centrais das respectivas cidades.

Ao todo serão investidos nesses projetos mais de R$ 800 mil na substituição de equipamentos obsoletos por tecnologias mais eficientes que trazem benefícios como conforto aos clientes e usuários e redução no consumo de energia.

Saúde combina com boa energia 

Desde o dia 25 de fevereiro, quem precisa de atendimento médico na Casa de Saúde Padre Damião, em Ubá, é recebido em um espaço renovado por 200 pontos de iluminação de LED, além de um sistema de acondicionamento ambiental com novos condicionadores de ar. Também foi instalado um sistema de geração de energia fotovoltaica com capacidade de 51,31 MWh/ano. Com essas ações, o hospital terá uma economia de 106 MWh de energia ao ano, suficiente para abastecer em média 600 casas por um mês. Para essas melhorias a Energisa investiu R$ 260 mil.

O diretor da Casa de Saúde, Claudinei Emídio Campos, agradeceu a parceria e reforçou que o projeto foi de grande importância para o hospital. "Essas ações trazem melhorias para a comunidade, principalmente em uma época de tantas dificuldades para a saúde, além de demonstrar o compromisso que a Energisa tem com o meio ambiente e a sociedade", completou a presidente da Fhemig, Vânia Cunha.

image

Área de anexos


Gazeta de Muriaé
HPMAIS