Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 27/02/2019 às 22h49

Câmara de Muriaé aprova a criação da Semana de Prevenção à Depressão

A Câmara Municipal de Muriaé aprovou o projeto do vereador Evandro Cheroso (PR) que institui a Semana Municipal de Prevenção à Depressão. Coordenada pelo presidente David Lacerda (DEM), esta última sessão da Câmara do mês de fevereiro (26/02) foi a mais longa deste ano e teve a discussão, votação e aprovação de outros sete projetos de Lei. Iniciada mais cedo, já que estava previsto, ao seu final, uma Audiência Pública do Departamento Municipal de Saneamento Urbano - Demsur, a sessão contou ainda com a entrega de Moção de Congratulações e Aplausos ao Conselho Tutelar.

A depressão terá uma semana de prevenção em Muriaé

O projeto de Lei do vereador Evandro Cheroso (PR) aprovado por todos os vereadores presentes na sessão da Câmara desta terça-feira (26/02) institui para ser realizada na primeira semana do mês de abril, em coincidência com o Dia Mundial da Saúde, a Semana Municipal de Prevenção à Depressão.

Nesta semana, segundo o projeto, serão prestadas informações, através de procedimentos informativos, educativos e organizativos sobre as formas de depressão, maneiras para prevenção e tratamento, a fim de promover ampla divulgação nos meios de comunicação deste mal, celebrando parcerias com universidades, associações e demais entidades da sociedade civil para organização de debates e palestras sobre a prevenção a depressão e a realizando também procedimentos úteis para a detecção da doença e atividades de conscientização e orientação sobre como evita-las em locais de grande fluxo de pessoas, principalmente nos atendimentos dos Postos de Saúde das Unidades de Pronto Atendimento - UPA.  

O autor do projeto apresenta dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de que a depressão afeta 4,4% de pessoas do mundo. Em 10 anos, de 2005 a 2015, esse número cresceu 18,4%. O Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina,  e o segundo com maior prevalência das Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que tem 5,9% de casos diagnosticados. O país possui 5,8% da população com depressão, o que significa mais de 11,5 milhões de brasileiros.

Segundo Cheroso, "os especialistas afirmam que a depressão é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse, gerando angústia, algumas vezes sem motivo evidente e, por isso, este transtorno psiquiátrico necessita de avaliação e tratamento de um profissional". Portanto, ele acredita que "uma Semana Municipal de Prevenção e Combate a Depressão será um momento importante para dar ampla divulgação ao tema, preferencialmente no meio estudantil, além de favorecer a implantação de ações educativas, fóruns, campanhas, simpósios e outras medidas necessárias".
image



Gazeta de Muriaé
HPMAIS