Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 27/02/2019 às 22h39

Em audiência pública, Demsur apresenta projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água

Em audiência pública realizada na noite desta terça-feira (26), na Câmara Municipal de Muriaé, o Demsur apresentou o projeto de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água na cidade. Durante o evento a autarquia mostrou as intervenções consideradas necessárias e prioritárias para melhorar o atual sistema, observando as diretrizes estabelecidas no Plano Diretor de Água, elaborado em 2010, juntamente com as novas demandas.

A audiência ocorreu após a reunião ordinária e contou com a apresentação, por cerca de uma hora, do Diretor do Departamento de Água e Esgoto do Demsur, Gustavo Goretti, o qual explanou aos vereadores e demais representantes da sociedade civil, as demandas em questão.

Entre as principais ações a serem desenvolvidas estão:

- Projeto Executivo de adução de água tratada da ETA Rio Preto para o Distrito de Vermelho;

- Projeto Executivo de nova saída da adutora de água tratada da ETA Gávea para o centro da cidade;

- Projeto Executivo Travessia da Adutora sob o Rio Muriaé para o Bairro Padre Tiago;

- Revisão/Atualização e Projetos Executivos da Rede Tronco Leste (expansão do abastecimento de água, a partir da ETA Gávea, para atender todos os bairros na direção leste, até a Penitenciária);

- Revisão/Atualização e Projeto Executivo da Rede Tronco Sul (expansão do abastecimento de água, a partir da ETA Gávea, para atender todos os bairros na direção sul, até o distrito Industrial);

- Projeto Executivo de ampliação da adutora de água bruta do Rio Glória até a ETA Gávea;

- Elaboração de Estudo Técnico de Otimização Tecnológica da ETA Gávea;

- Ampliação da Estação Elevatória de Água tratada do bairro Joanópolis;

- Projeto executivo de um reservatório de concreto para o bairro São Francisco. 

O recurso, proveniente do atual Ministério de Desenvolvimento Regional, uma fusão dos ministérios da Integração Nacional e Cidades, é de R$1.222.616,70, no entanto o valor licitado é de R$695.000,00. Esse montante é destinado a elaboração dos projetos.

Com a ampliação do atual sistema de abastecimento a autarquia pretende aumentar a vazão a todas as regiões de Muriaé para acompanhar, adequadamente, o crescimento do município, juntamente com a demanda de água.

7 anexos


Gazeta de Muriaé
HPMAIS