Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Parque da Canastra faz festa de 50 anos

O Parque Nacional da Serra da Canastra vai comemorar o Jubileu de Ouro - 50 anos - nos dias 2 e 3 de abril, com  palestras, apresentações musicais, atividades de observação de fauna e exposição de produtos regionais. Para Carlos Henrique Bernardes, chefe do parque, a unidade de conservação presta à sociedade valiosos serviços ecossistêmicos. Para ele, não fosse a sua criação, em 1972, e a proteção que esta proporcionou aos recursos naturais e à biodiversidade do cerrado na região da Serra da Canastra, muito provavelmente não teríamos mais as belezas naturais, nascentes cristalinas, cachoeiras, fauna e flora preservadas como se apresentam hoje. (Folha da Manhã - Passos)

Além Paraíba ganha novo fórum

O 12º novo fórum com obras executadas na atual gestão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi inaugurado na última sexta-feira, 18. Instalado na Comarca de Além Paraíba, o Fórum Nelson Hungria substitui o anterior, que foi construído nos anos 1950 e já não oferecia condições adequadas para atender ao jurisdicionado. A área ocupada pelo prédio do novo fórum tem 2.150 m² e conta com acessibilidade, amplo espaço para as secretarias, gabinetes dos magistrados, salas de administração, arquivo e Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc), além de estacionamento. (Além Parahyba - Além Paraíba)

Itanhomi proíbe animais soltos nas ruas

A Prefeitura de Itanhomi informou que irá recolher animais soltos nas vias públicas. O proprietário será notificado para retirada do animal mediante multa específica para cada porte. O prazo para os donos recolherem os animais será de sete dias. De acordo com a Lei 1.758, de 16 de outubro de 2017, fica proibido a permanência de todo e qualquer animal de pequeno, médio e grande porte, solto em ruas, logradouros, praças, estradas ou locais de livre acesso à população de Itanhomi. (Diário do Rio Doce - Governador Valadares)

 

JF tem mais de 280 desaparecidos

Desde 2018, Juiz de Fora tem, em média, 287 registros de pessoas dadas como desaparecidas anualmente. Os números foram passados à reportagem pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) e coletados pela pasta por meio do Observatório de Segurança Pública. No total, foram 1.149 casos contabilizados ao longo dos últimos quatro anos via Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), o que confere uma média de 23 desaparecimentos por mês em território juiz-forano. À Tribuna, uma especialista da Polícia Civil de Minas Gerais analisou os dados e orientou sobre os procedimentos necessários em ocorrências do tipo. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)

 

Sabará estuda piso dos professores

A Prefeitura de Sabará, cumprindo a legislação em vigor, está concluindo os procedimentos para aplicação do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica no município, demonstrando, assim, o compromisso com os trabalhadores. Após os debates acerca do tema, a administração pública fará a complementação dos salários da categoria ainda neste mês. A municipalidade, em reunião com a Comissão de Educação da Câmara de Sabará, enviará na próxima semana projeto de lei da matéria para votação. (Folha de Sabará - Sabará)

 

Moc é a 66ª melhor  para empreender

Sexta maior cidade de Minas Gerais e 60ª maior do Brasil, Montes Claros é agora a 66ª melhor cidade para se empreender no País. É o que revela o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), estudo criado pela Endeavor e, nesta edição, produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A capital simbólica do Norte de Minas ganhou uma posição em relação à edição de 2020. No ranking estadual, Montes Claros também ganhou uma posição, passando a ocupar o 5º lugar, superando Betim, que era a terceira colocada no Estado e 48ª no País e caiu para sexta posição em Minas e para a 71ª colocação no ranking nacional. (Jornal de Notícias - Montes Claros)

 

Hospital inaugura novas instalações

Um marco para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA). No último final de sema foram inauguradas as novas instalações, unificando os dois prédios. O prédio da antiga maternidade foi reformado, para abrigar ainda o pronto socorro, que será transferido para o local e o terceiro andar já equipado para receber os pacientes de toda a microrregião. A cerimônia de inauguração contou com a participação de autoridades e profissionais de saúde. O provedor padre Moacir Ramos Nogueira classificou como um momento histórico nos 105 anos de história do hospital, que até então funcionava em dois prédios. (Diário de Caratinga - Caratinga)

 

Comentários nesse artigo

MP contra concessão do Ibitipoca

O Ministério Público de Minas Gerais ajuizou uma ação civil pública para suspender a concessão de uso do Parque Estadual do Ibitipoca, localizado no distrito de Conceição do Ibitipoca, em Lima Duarte. O MPMG alega que constatou irregularidades no processo de privatização do espaço conduzido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), que não teria aceitado firmar compromisso de ajustamento de conduta para solucionar os problemas apontados pelo Ministério. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)

Formiga terá homenagem à Mulher

            A administração municipal de Formiga, por meio da Secretaria de Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Humano, Departamento de Esportes e a Coordenadoria de Turismo, realizará neste sábado (5) o evento "Mulheres em Ação", em comemoração ao Dia da Mulher. Durante a ação, serão oferecidas atividades esportivas e atrações culturais na rua Barão de Piumhi, próximo à sede da Prefeitura, das 9h às 12h. (Nova Imprensa - Formiga)

Araguari quer conceder estação

A Prefeitura de Araguari, através da Fundação Araguarina de Educação de Cultura, publicou licitação para a concessão da Estação Stevenson. O conjunto Arquitetônico de Stevenson fica localizado entre as cidades de Araguari e Uberlândia e foi fundado em 10 de fevereiro de 1927, às margens da BR-050. O complexo contém: Casa de Turma, Casa do Funcionário e Estação Ferroviária Stevenson. A estação foi tombada pelo Patrimônio Histórico em 2002 e passou por um processo de reestruturação em 2012, devido às condições da estrutura. (Gazeta do Triângulo - Araguari)

Caminho de Aparecida em Carvalhópolis

            A cidade de Carvalhópolis terá um Ramal no Caminho de Aparecida. Na semana que antecedeu ao carnaval, o idealizador do Caminho, Rodrigo de Paula, participou de uma reunião com as lideranças municipais e neste mês já foram iniciados os trabalhos e percorrido o caminho até Turvolândia para fazer o estudo para colocação das placas de sinalização. O Ramal de Carvalhópolis vai valorizar o turismo religioso, o ecoturismo e ainda o cicloturismo que vem crescendo na região. A distância do Ramal de Carvalhópolis à Aparecida é de 230km, percorrida em quase sua totalidade por estradas rurais.  (Jornal Panorama - Baependi)

Senac Móvel em Manhuaçu

O Senac Móvel Moda e Beleza, em comemoração ao Dia da Mulher, estará de 8 a 11 de março em Manhuaçu, na praça Cordovil Pinto Coelho. Criado em 1998, o Senac Móvel tem o objetivo de levar a educação profissional para todos os municípios de Minas Gerais. Ele tem a mesma qualidade e proposta dos Senacs presenciais. As salas de aula sobre rodas oferecem oficinas nas áreas de turismo, informática, gestão, saúde e imagem pessoal. (Diário do Rio Doce - Governador Valadares) 

Unidade da PF em funcionamento

A unidade da Delegacia da Polícia Federal já está em funcionamento no Shopping Vale do Aço, em Ipatinga. O posto está montando no segundo piso, ao lado do Centro Cultural Usiminas.E os serviços estão sendo implantados aos poucos. Sao abertos 50 atendimentos por dia, relacionados aos serviços de emissão de passsaporte.A delegacia está aberta, mas a assessoria da PF ainda não divulgou, oficialmente, os detalhes da inauguração. Em fase de adequações, o atendimento é feito das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira. (Diário do Aço - Ipatinga)

Feira retorna em Itatiaiuçu

A feira livre na Praça da Matriz, aos domingos, será retomada no dia 20 de março. A decisão foi tomada no último dia 22, em reunião do setor com a Secretaria Municipal de Saúde, e será possível devido à redução dos casos de Covid-19 na cidade. Para o retorno das atividades, os feirantes que já atuavam no local antes da paralisação no fim de 2021 devem procurar a Secretaria de Cultura para renovação do cadastro. Também serão abertas oportunidades para quem deseja ingressar na feira, com novas inscrições. (Folha de Itatiaiuçu)

Agricultores usam homeopatia

Membros da Cooperativa das Agricultoras e Agricultores Orgânicos de Claraval e Região (Coorgânica), que engloba produtores de outros sete municípios próximos, aderiram à homeopatia para cuidar de plantações de café, hortaliças e frutas. A técnica é também usada na pecuária leiteira. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerias e Universidade Federal de Viçosa prestam assistência técnica e acompanha os cooperados, orientando na preparação das substâncias utilizadas. (Folha da Manhã - Passos)


Comentários nesse artigo

Taxa de desemprego recua em MG

A taxa de desocupação de Minas Gerais encerrou o último trimestre do ano passado em 9,4%, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado do Estado foi inferior ao registrado no País, que chegou a 11,1%, e representa queda de 1,3 ponto percentual em relação ao trimestre anterior e de 3 pontos percentuais sobre a mesma época de 2020. (Diário do Comércio - Belo Horizonte)

Municípios retomam o turismo

O Lago de Furnas atingiu a maior cheia desde junho de 2016. Com a melhoria no reservatório, representantes de 14 cidades ao redor e de outros municípios do Sul de Minas se reuniram para definir estratégias para a volta do turismo. Dados oficiais do Operador Nacional do Sistema Elétrico mostram que o Lago de Furnas chegou ao volume útil de 78,83%, o nível está a 764,9 metros acima do nível do mar. Com o reservatório mais cheio, as cidades já têm se articulado para a retomada do turismo na região. "A intenção é integrar, não existe turismo de um município só", disse a presidente do Circuito do Lago de Furnas, Thayse Castro. (Gazeta de Varginha)

 

Sem festas, movimento no terminal cai

Com a ausência dos desfiles de Carnaval em Uberlândia e o cancelamento das festas nas cidades da região, a procura por passagens de ônibus no Terminal Rodoviário do município para o feriado deste ano teve uma queda de 50%. Segundo o responsável, destinos que antes eram muito requisitados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Goiânia e Caldas Novas, além das cidades da região. Para se ter ideia, em 2019 e 2020, o número de carros extras para atender os foliões foi superior a 170. Já neste ano, o índice não deve ultrapassar 50 veículos. (Diário de Uberlândia)

 

Projeto do cerrado em Sete Lagoas

            Sete Lagoas é contemplada com projeto de desenvolvimento rural sustentável no Cerrado, com financiamento internacional que será executado em 16 municípios do Cerrado mineiro. A Emater-MG foi a vencedora de uma concorrência pública para prestar assistência técnica em um projeto de desenvolvimento rural sustentável no Cerrado, com financiamento internacional. As ações serão executadas em 45 unidades demonstrativas, em propriedades de 16 municípios de Minas Gerais. O contrato de prestação de serviços, no valor de R$ 349 mil, tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado. (Jornal Sete Dias - Sete Lagoas)

 

Araxá continua em calamidade

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou o segundo Projeto de Resolução do ano relativo à prorrogação do estado de calamidade pública, em decorrência da pandemia, em municípios mineiros. Desta vez, dez cidades foram contempladas, entre elas, Araxá, no Alto Paranaíba. O decreto flexibiliza termos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Dessa forma, enquanto perdurar a situação de calamidade, ficam suspensos prazos e disposições referentes a despesas com pessoal e aquisição de insumos e equipamentos médicos.  (Correio de Araxá)

 

Itabirito adere à campanha global

Reafirmando o compromisso com a gestão ambiental, Itabirito oficializou no dia 7 de fevereiro, a associação ao ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade e a adesão à campanha Race to Zero. A assinatura do termo de cooperação climática aconteceu durante o Simpósio Rio Itabirito Vivo, evento que integrou a programação das Ações Centenárias, no auditório do IFMG. O termo foi assinado pelo prefeito Orlando Caldeira (Cidadania) e pelo secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, em ato acompanhado virtualmente pelo cônsul do Reino Unido em Belo Horizonte, Lucas Brown. (Edição do Brasil - Belo Horizonte)

 

Patrocínio quer posto da Hemominas

Uma comitiva de patrocinenses esteve em audiência com  o corpo técnico, arquiteta, gerente de supervisão e médica do Hemominas, em Belo Horizonte. O objetivo foi apresentar as condições estruturais do novo Pronto Socorro de modo viabilizar a instalação do Posto Avançado de Coleta de Sangue de Patrocínio. Para atender a grande demanda de sangue na cidade e região. Em estudo foi sugerido a hipótese de utilizar o 3º andar (2.194 m²) do Novo Pronto Socorro de Patrocínio e o Hemominas ocupará 500 m². O restante será destinado a instalação da Policlínica e hoje onde é a Policlínica será transformada em uma UPA.  (Jornal de Patrocínio)

image
ResponderEncaminhar

Comentários nesse artigo

O Autor

Vanusa é graduada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Minas.

Histórico



Gazeta de Muriaé
HPMAIS