Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

20/09/2016 às 09h10m

Na primeira paralímpiada em território latino, mineiros conquistam oito medalhas

Além do desempenho de seus atletas, Minas Gerais foi destaque pelos resultados das delegações que se prepararam no estado

20/09/16 - Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 terminaram nesse domingo (18/9) e, após doze dias de disputas, a participação dos atletas mineiros terminou com oito medalhas, sendo três de prata e oito de bronze.

O atletismo, modalidade em que o Brasil atingiu seus melhores resultados, também foi sucesso entre os representantes de Minas Gerais: Terezinha Guilhermina (T11 - deficientes visuais) faturou uma prata (revezamento 4x100m) e um bronze (400m); Rodrigo Parreira (T36 - paralisia cerebral) obteve o mesmo resultado, com a prata no salto em distância e o bronze nos 100m; enquanto Izabela Silva (F11 - deficientes visuais) conquistou a medalha de bronze no lançamento de disco.

Na natação, o estado foi ao pódio com Ruiter Silva (revezamento 4x100m livres) e Ruan Lima (revezamento 4x100m medley), que faturaram a medalha de prata e de bronze, respectivamente.

Única mineira a ser condecorada nos esportes coletivos, Janaína Petit foi fundamental para a conquista da medalha de bronze da Seleção Brasileira de Voleibol Sentado Feminino. A varginhense marcou 22 pontos e foi a principal pontuadora da equipe na vitória por 3 sets a 0 sobre a Ucrânia.

O Brasil contou com sua maior delegação na história dos Jogos Paralímpicos com 286 atletas, sendo 27 representantes de Minas Gerais: 17 atletas, 9 técnicos e um auxiliar técnico. O país garantiu a oitava colocação no ranking geral, 72 medalhas (14 ouros, 29 pratas e 29 bronzes).

Minas Gerais gera frutos aos estrangeiros

Quem também deixa o Rio de Janeiro com rendimento positivo são as delegações estrangeiras que se prepararam em território mineiro. Segunda colocada na classificação geral, a Grã-Bretanha, que treinou em Belo Horizonte, alcançou seu melhor resultado na história dos Jogos Paralímpicos, com 147 medalhas: 64 de ouro, 39 de prata e 44 de bronze.

Concentrada em Uberlândia, a delegação paralímpica da Irlanda conseguiu o 28º lugar no rankeamento geral, com quatro ouros, quatro pratas e três bronzes, totalizando 11 pódios. Outro grupo de esportistas que esteve em Minas Gerais, a equipe de atletismo do Canadá ganhou 8 medalhas (três de ouro, três de prata e duas de bronze) e melhorou o resultado obtido em Londres (2012), onde o país conquistou apenas um ouro na modalidade.

Núcleo de Articulação Minas 2016

Minas Gerais foi o único estado brasileiro a criar um programa para atendimento e captação de delegações estrangeiras para sediarem seus treinamentos, antes e durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A captação das delegações foi um trabalho realizado pela Secretaria de Estado de Esportes, por meio do Núcleo de Articulação Minas 2016, coordenado pelo secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique. Cerca de 1.500 representantes de 17 países fizeram aclimatação e treinados em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Uberlândia e Viçosa com o foco nos Jogos Rio 2016.


Legenda da foto anexa: O uberlandense Ruan de Souza (segundo da esquerda para a direita) comemora a medalha de bronze no revezamento 4x100m medley ao lado dos companheiros.

Crédito (foto): Cleber Mendes/MPIX/CPB

Comentários nesse artigo

O Autor

Teodorico Torres foi o pioneiro esportivo na televisão de Muriaé na emissora do ex-deputado federal Sérgio Naia em programa realizado juntamente com o professor
Marcos Coutinho Loures. Por vários anos, promoveu campeonatos municipais e regionais, como o bem sucedido Torneio Divisão.
Sempre participou de jogos de futebol como atleta e redator esportivo.

Histórico



Gazeta de Muriaé
HPMAIS